Quinta da Aveleda: a dedicação, tradição e inovação na produção de vinhos

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor” o presidente do COMPETE 2020 visitou, no dia 26 de janeiro, a Quinta da Aveleda, que “a partir de uma forte tradição familiar na produção de vinhos verdes, combina a solidez de valores identitários de tradição e história com a modernidade expressa em inovação constante e uma abordagem sofisticada de mercados exigentes.”

Conforme testemunha Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, “a Quinta da Aveleda oferece um modelo de negócios avançado, ancorado nos pilares da qualidade, da inovação constante, espírito empreendedor e orientação de marketing, traduzido em vinhos de excelente qualidade direcionados ao mercado global. A partir de uma forte tradição familiar na produção de vinhos verdes, a Quinta da Aveleda combina a solidez de valores identitários de tradição e história com a modernidade expressa em inovação constante e uma abordagem sofisticada de mercados exigentes. “

Breve Histórico da Quinta da Aveleda

O grupo Aveleda é constituído pela Holding Fernando & Irmãos SGPS, SA que detém a Aveleda SA (dedicada à produção de vinhos e queijos) e o Zoo de Santo Inácio – Empreendimentos Turísticos, Lda.

A Aveleda S.A. é uma empresa familiar que há mais de três séculos é dirigida e orientada por gerações da mesma família, cujo talento foi desde sempre devotado a produzir vinhos com a qualidade que se lhes reconhece e cuja fama desde há muito ultrapassou as nossas fronteiras.

Líder de mercado na Região dos Vinhos Verdes, a Aveleda é um dos maiores produtores de vinho em Portugal e exporta anualmente mais de metade da sua produção para mais de 70 países em todo o mundo.

Preservando até hoje o seu cariz familiar, a Aveleda evoluiu ao longo dos tempos, combinando tradição, qualidade, inovação e modernização empresarial, através da realização de um conjunto de investimentos que lhe permitiram reforçar a sua posição no mercado, dotando-a de infraestruturas produtivas que incorporam algumas das mais recentes e avançadas tecnologias disponíveis. Atualmente, a Aveleda impõe-se como uma das três maiores empresas vitivinícolas portuguesas e assume-se como líder de mercado no sector dos Vinhos Verdes, exportando mais de metade da sua produção para um total de cerca de 100 países.

Não obstante, hoje, quase com três séculos e com os olhos postos no futuro, a Aveleda pretende continuar a dar passos sustentados tendo em vista o crescimento e expansão do seu negócio e a construção de uma resposta eficaz aos desafios crescentes que vão surgindo. Neste sentido, a empresa equaciona, presentemente, a realização de um conjunto de investimentos com o intuito de atualizar o seu parque tecnológico e aumentar a capacidade produtiva instalada, tanto ao nível da produção de vinhos como de produtos de queijaria.

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.

Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.  

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”

 

Links

Roteiro do vinho

Site da Quinta da Aveleda

Facebook da Quinta da Aveleda

 

 

04/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE 2020
Presidente do COMPETE 2020
Rui Vinhas da Silva