Step2Footure- Aposta digital

Decorre hoje, dia 9 de janeiro,  em S. João da Madeira o evento Step2Footure, promovido pelo CTCP-Centro Tecnológico do Calçado de Portugal. Em demonstração vão estar as tecnologias e produtos inovadores, desenvolvidos no âmbito de projetos de IDT coordenados pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, como o Extra Light Safe Shoe, o Newark ou o Fascom, que assentam em produtos e tecnologias inovadoras para o cluster do calçado. Recorde-se que, no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020, o cluster docalçado já viu aprovados investimentos na ordem dos 94,4 milhões de euros. Até junho de 2018, estiveram envolvidas 273 empresas de calçado nos projetos do PT 2020, com um volume de vendas de 1100 milhões de euros – cerca de 50% do total da produção do cluster. Estas empresas são responsáveis por 13 mil trabalhadores. O montante global de investimento aprovado foi de 94,4 milhões de euros, sendo as principais tipologias de investimentos ‘Feiras e Marketing’- 53 milhões de euros, ‘Equipamentos e Edifícios’ – 25 milhões de euros, ‘Investigação e Desenvolvimento’ – 8,2 milhões. Para Luís Onofre, presidente da APICCAPS, “estes investimentos estão em linha com o Plano Estratégico do setor”. Já Leandro de Melo, Diretor do Centro Tecnológico do Calçado considera que “a aposta na inovação tem evoluído de forma adequada e de acordo com os para metros sugeridos pelos especialistas”. Em termos práticos, “a inovação eficiente, geradora de valor, tem de cobrir três parâmetros fundamentais: criatividade, conhecimento e marketing”. Por outras palavras mais ligadas à semântica do setor “é necessário associar o design, com as funcionalidades e o marketing dos produtos”. E é isto que o cluster tem feito e continua a fazer: “conceber novas coleções, com moda e design, e apresentá-las nas principais feiras mundiais”. Simultaneamente, “investe em marketing e comunicação junto dos mercados alvo e dos nichos mais recetivos à aquisição do calçado português”, considera Leandro de Melo.

De acordo com o Diretor Geral do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), o setor tem vindo, igualmente a reforçar “os investimentos na melhoria da organização industrial e na otimização dos processos fabris garantindo que Portugal continua a ser uma indústria de excelência de nível mundial”.

O desenvolvimento de novos materiais e processos que permitam a produção de novos tipos de calçado com funcionalidades adequadas aos consumidores de hoje, muito sensíveis, aos produtos ecológicos, sustentáveis, biodegradáveis e de reduzida pegada carbono é outra das áreas-chave de investimento do setor.

 

 

Novos equipamentos em demonstração

- Sistemas de corte que se adaptam integralmente às peças a cortar (imagens impressas nas peças a cortar) para produção de produtos customizados/ personalizados, para a par. Estes equipamentos foram desenvolvidos no âmbito do FASCOM e estão a ser comercializados pela CEI- Companhia de Equipamentos Industriais. Foi também desenvolvida um equipamento de cardagem 3D, que permite personalizar o sapato completo, dando-lhe características únicas. Atualmente a CEI está a desenvolver novos equipamentos de corte com 2 cabeças independentes que prometem até ao dobro da produtividade

- Ferramentas de inovação no retalho físico e online . A INOVRETAIL vai participar no evento com a demonstração de ferramentas inovadoras para utilização no retalho Físico e online, especificas para o setor do calçado, desenvolvidas no projeto de IDT FASCOM, que permitem ajustar a oferta e aumentar as vendas com base em dados analíticos, fazer previsões com elevados níveis de fiabilidade e ainda gerar novas oportunidades para melhorar a experiência do cliente, por exemplo, expositores interativos e APPs móveis para consumidores e retalhistas, que permitem a customização (tamanho, cor, …), incorporação de sugestões personalizadas para o cliente, saber a atratividade do produto e recolher dados para disponibilizar ao fornecedor para ter em consideração no desenvolvimento de novas coleções.

- Materiais e componentes para calçado moda e calçado técnico: Vão estar em demonstraçãoprodutos e materiais em áreas como: eco e bio materiais; Calçado e materiais com características técnicas como maior resistência ao desgaste, ao escorregamento, au à água, materiais mais resistentes à microbiologia, e ainda calçado profissional extra leve e flexível, desenvolvido no âmbito do projeto ExtraligtSafeShoe.

 

Fonte : Nota de Imprensa CTCP-Centro Tecnológico do Calçado de Portugal

09/01/2019 , Por COMPETE 2020