Tradição competitiva para as PME da região da Serra da Estrela

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa reforçar as capacidades de organização e gestão das empresas desta região, bem como aumentar as competências de TIC e marketing digital.

 

Síntese

O projeto “Tradição Competitiva” visa reforçar as capacidades de organização e gestão das PME através da implementação de sistemas de gestão e de um reforço nas competências de TIC e marketing digital com o intuito de reforçar as condições imateriais de competitividade das empresas da região da Serra da Estrela.

A Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE) pretende, assim, corresponder às necessidades destas empresas e reforçar as suas capacidades produtivas e competitivas, de modo a que estas tenham um lugar de destaque, quer na economia regional, quer mesmo a nível nacional enaltecendo assim o nome da região da Serra da Estrela, bem como o país em geral.

 

Apoio do COMPETE 2020

> Sistema de Incentivos

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, o projeto envolve um investimento elegível de 1.101 milhões de euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 592 mil euros.

> Testemunho de João Amaral | Presidente da Associação de Artesãos Serra da Estrela 

A internacionalização dos produtos locais e artesanato tem, ao longo do tempo e com o apoio do estado português, denominado “COMPETE 2020”, contribuído em grande medida para o desenvolvimento dos territórios, a vários níveis. Socialmente tem servido para valorizar as famílias que, em torno de uma atividade têm participado em eventos internacionais e vêm o seu mérito reconhecido na qualidade de agentes criativos economicamente válidos e valorizadores da sua cultura, que só eles sabem materializar.

Tendo como certo que o melhor cartão-de-visita de um território são os produtos que lhe pertencem, igual certeza temos que o melhor rótulo para estes produtos são os territórios de onde emergem. Sob este paradigma conseguimos dar expressão a uma série de atividades turísticas de cidadãos estrangeiros que visitam os territórios em busca de produtos locais que conheceram em feiras de artesanato.

•    Levamos produtos artesanais, locais e trazemos o fruto do nosso trabalho.

•    Levamos cultura e trazemos novas ideias para o nosso mercado.

•    Levamos pedaços de Portugal e criamos novos clientes, lá e cá.

Afirmar os produtos locais e o artesanato fora de fronteiras é colorir o panorama cinzento da globalização.”

 

Objetivos 

  1. Dotar as empresas de ferramentas que lhes permitam atingir melhores níveis de inovação organizacional e gestão.
  2. Reforçar a capacidade das PME ao nível da economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC). 
  3. Capacitar as empresas para a criação de marcas e design inovador que lhe permitam ser reconhecidas e valorizadas no mercado. 
  4. Promover a partilha de conhecimentos, demonstração e disseminação de resultados do projeto.

 

Tipologias apoiadas

Inovação organizacional e gestão. 

> Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC). 

Criação de marcas e design.   

Qualidade.

 

Atividades

> Elaboração de material de divulgação 

> Seminário de divulgação e de encerramento do projeto 

> Realização de três workshops sobre segurança alimentar: inovação organizacional e gestão nas PME e economia digital e tecnologias da informação e comunicação (TIC)  

> Publicidade 

 

Resultados esperados

O projeto propõe o desenvolvimento de várias atividades que aumentem o grau de inovação e competitividade das PME em três domínios específicos a nível de Produto, de Processos e Organizacional.  Estas atividades trazem uma componente inovadora, de base digital, e que procuram reforçar as estratégias de marketing das empresas. 

Para além destas ações, está prevista uma plataforma tecnológica que irá conter um espaço para avaliação da satisfação das diversas ações, constituindo um incentivo à utilização do network, algo pouco usual no tecido empresarial desta região e que se pode tornar uma vantagem competitiva, disseminando os resultados do projeto por empresas não participantes e de setores não aderentes ao projeto, contribuindo, assim, para a competitividade a montante e a jusante.

 

Links

Website | Associação de Artesãos da Serra da Estrela 

10/01/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia