Os países do mediterrâneo juntam forças para promover o crescimento sustentável e inteligente

Os países do mediterrâneo juntam forças para promover o crescimento sustentável e inteligente

A Comissão Europeia adotou, no dia 03 de junho, o programa de cooperação transnacional MED 2014-2020, no valor de mais de 275 milhões de euros, dos quais 224 milhões de euros são financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Mais 9,3 milhões de euros foram atribuídos ao programa pelo Instrumento de Assistência de Pré-adesão (IPA) da UE.

O programa irá promover a cooperação entre regiões de 10 Estados-Membros (Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovénia, Croácia, Grécia, Malta, Chipre e Reino Unido – Gibraltar) e de 3 países candidatos (Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Albânia).

O Programa incidirá em quatro prioridades principais:

> Incentivar a inovação através da colaboração entre PME, autoridades públicas e organismos de investigação com vista à promoção de um crescimento sustentável e inteligente.

> Investir na economia de baixo nível de emissões de carbono, através da eficiência energética, produção e utilização de energias renováveis, bem como no baixo nível de mobilidade do carbono.

> Proteger os recursos naturais e culturais e a biodiversidade, através de uma análise e planeamento conjunto e da transferência de boas práticas.

> Melhorar a governação do Mediterrâneo através de projetos de cooperação que envolvam parceiros regionais, nacionais e internacionais, com vista a melhorar os processos de tomada de decisão e a desenvolver estratégias comuns.

Prevê-se que os impactos do programa possam:

  1. Fomentar a inovação dos agentes públicos e privados envolvidos nos setores de crescimento verde e azul, indústrias criativas e economia social, aumentando em 16 % a quota de clusters inovadores envolvidos em atividades transnacionais;
  2. Aumentar a capacidade para uma melhor gestão energética de edifícios públicos duplicando o número de planos com medidas de gestão de energia nos recursos de edifícios públicos;
  3. Aumentar o acesso e o uso de sistemas de transportes sustentáveis, duplicando a quota de planos urbanos com ações de baixo nível de emissão de carbono nos transportes;
  4. Melhorar em 10 % o nível de sustentabilidade do turismos nas regiões costeiras do MED, através de uma melhor cooperação e de um plano conjunto e integrado;

O lançamento do Programa MED 2014-2020 terá lugar a 23 de junho de 2015, em Marselha.

Mais informações:

 

05/06/2015 , Por COMPETE 2020
Comissão Europeia