CRITICAL Software desenvolve plataforma de vigilância de doenças epidemiológicas

Apoiado pelo COMPETE, o projeto promove os cuidados de saúde em países em desenvolvimento possibilitando, através da plataforma supra, auferir dos resultados de monitorização e controlo da saúde das suas populações.

Projeto “Epidemiologic Surveillance Platform - Plataforma de Vigilância Epidemiológica”

1. Síntese

De acordo com Fernanda Machado, Innovation & Knowledge Manager “ o presente projeto tem permitido à CRITICAL Software, numa perspectiva de promoção dos cuidados de saúde em países em desenvolvimento, e através de uma abordagem a ONGs e Centros de Investigação Clínica, a disponibilização gratuita de um protótipo da plataforma de Vigilância Epidemiológica. Desta forma, não só, estas entidades auferem dos resultados de monitorização e controlo da Saúde das suas populações, possibilitados pela plataforma, como a CSW afinará e validará a sua solução.”

 

2. Âmbito

No âmbito do projeto - "Epidemiologic Surveillance Platform", a CRITICAL Software, SA investigou e encontra-se a desenvolver uma solução tecnológica que permite recolher dados clínicos estruturados, em regiões geograficamente dispersas, em países em desenvolvimento. Utilizará como base de input aparelhos móveis/smartphones, que mesmo em zonas sem cobertura de rede, relaciona os dados clínicos, com dados de geo-localização e dados de observação da Terra (numa parceria com a Fraunhofer Portugal).

Através da análise dos dados correlacionados e suporte de redes Bayesianas, a solução permitirá fornecer informação aos decisores e aos profissionais de saúde para detectar, monitorizar e prever surtos de doenças infeciosas, como a Malária e HIV/SIDA.

Têm sido foco de divulgação países de língua oficial portuguesa (Angola e Moçambique), pretendendo-se a realização de uma prova de conceito (POC) com instituições como o CISA (Centro Investigação em Saúde de Angola), CISM (Centro de Investigação em Saúde de Manhiça – MZ) ou ADPP (Ajuda Desenvolvimento de Povo para Povo).

 

3. Objetivos

Criação de um protótipo funcional de uma solução que irá permitir relacionar dados clínicos recolhidos por aparelhos móveis com dados de “Earth Observation” e geo-localização (num repositório, baseado no modelo de referência openEHR,), permitindo a prevenção da doença a nível individual, com a criação de alertas ao individuo registado na aplicação mobile, e através de planos de cuidados personalizados para determinadas doenças prevalentes nessas geografias.

O algoritmo de predição e interpretação de dados de clínicos (em parceira com o CINTESIS – Universidade de Medicina do Porto) permitirá a prevenção e acompanhamento de surtos e epidemias em regiões definidas através de alertas e disponibilização de informação às entidades responsáveis.

SIG

Os sistemas de informação geográfica, cada vez mais em voga, permitem-nos conjugar dados recolhidos por satelite (DR – deteção remota) com dados clínicos recolhidos no terreno pela aplicação mobile. Desta forma, o algoritmo criado para este projeto recebe dados espácio-temporais e dados clínicos, devolvendo um set de informação georreferenciada, criando um mapa de risco e dando uma previsão de evolução de casos.

  • Importância do Agente Comunitário

Durante as visitas, os agentes comunitários apoiam as famílias com “intervenções simples de saúde”, como na distribuição de mosquiteiros, na promoção da lavagem das mãos com água e sabão , na promoção do uso do soro de reidratação oral, entre outras. Além destas tarefas comuns têm como missão estimular as mulheres grávidas a frequentarem as consultas pré-natal e a promoção dos nascimentos nas unidades de saúde.

4. Componentes e Funcionalidades

Os principais componentes e funcionalidades de todo o sistema centram-se em:

- Carregamento de dados geo-naturais recolhidos por satélite (ex: NDVI, CO2, Temperatura, Declives, Humidade, entre outros);

- Carregamento de dados sobre ocorrências de doenças (dados clínicos);

- Módulo de Reconhecimento de Padrões;

- Mapa de Previsão de Eventos;

- Aplicação mobile para recolha de dados pelo agente comunitário.

 

5. Enquadramento no COMPETE

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o projeto “Epidemiologic Surveillance Platform -Plataforma de Vigilância Epidemiológica “ envolveu um investimento elegível de cerca de 1.046.681,73€  e um incentivo FEDER de 633.688,62€.

 

6. Links

Site da CRITICAL Software: http://www.criticalsoftware.com/pt/industries/healthcare

Facebook: https://www.facebook.com/criticalsoftware

Youtube: https://www.youtube.com/user/criticalsoftware

 

Image courtesy of imagerymajestic at FreeDigitalPhotos.net

01/06/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE