O setor da cortiça quer atingir os mil milhões de euros de exportações e aposta em campanhas em mercados estratégicos

Dia 20 de novembro, a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), apresentou no Grande Auditório do Centro Multimeios de Espinho, os resultados do programa InterCork II – Promoção Internacional da Cortiça. O InterCork é uma das maiores campanhas de promoção dos bens portugueses no mundo e permitiu chegar a mercados como os EUA, a Alemanha, a Espanha e a China.

Durante a sessão presidida por João Rui Ferreira, presidente da Apcor, foi analisado o impacto que as campanhas de comunicação internacionais têm registado nas exportações portuguesas de cortiça, permitindo, num curto espaço, o alcance do objectivo estratégico do sector que é alcançar os mil milhões de euros de exportações. A monitorização do projeto demonstrou que o consumidor está mais informado e educado para a cortiça, a escolhe-a pelas suas qualidades ambientais e de performance; verificou-se um regresso das caves de vinho a voltar à cortiça ou a demonstrar publicamente a sua preferência por este excelente vedante; arquitectos e designers experimentam novos produtos com a cortiça e os retalhistas sabem porque optar por este pavimento em detrimento de outros materiais.

Por sua vez, o director operacional do projecto, Carlos de Jesus, apresentou os principais resultados do InterCork II, nos vários mercados internacionais e a forma como estes resultados permitiram alcançar os indicadores estratégicos e operacionais e, assim, atribuir uma nota muito positiva ao trabalho desenvolvido.

Não se tratou de  uma campanha global de comunicação com adaptações a cada mercado, apesar de operacionalmente ser mais simples de gerir, mas sim de campanhas individuais para cada mercado, ajustadas ao perfil do consumidor, às características do trade, à cultura e know-how.

O encerramento da sessão foi efectuado pelo presidente da comissão directiva do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva. Registe-se que as sucessivas campanhas de comunicação da Apcor têm sido financiadas pelo FEDER através do COMPETE (Programa Operacional Temático Factores de Competitividade), organismo que tem apoiado e reconhecido o trabalho da associação em prol do sector da cortiça. A título de exemplo, a última campanha esteve orçada em 7,3 milhões de euros e foi financiada em 80 por cento pelo programa COMPETE e 20 por cento pelos associados da Apcor.

 O InterCork II foi a sexta campanha de comunicação desenvolvida desde 1999 e visou alguns mercados de continuidade como: Alemanha, EUA e Canadá, França, Itália e China; e novos mercados como o Brasil, a Suécia e Dinamarca; sendo que nos dois primeiros foi desenvolvido uma campanha para a promoção de rolhas e de materiais de construção, e nos restantes a promoção teve como alvo as rolhas de cortiça.

De salientar que este programa já recebeu 13 prémios internacionais, os dois últimos foram conquistados em França e em Portugal. Em França, foi galardoado com o 1º Prémio ‘Campanha de Comunicação B2B’ no ‘Grand Prix Stratégies Publics Relations 2015’. Este prémio é considerado um dos prémios mais prestigiantes naquele país, sendo que a campanha da cortiça foi seleccionada entre mais de 50 campanhas a concurso. No nosso país, o InterCork foi distinguido com o prémio Melhor Campanha de Comunicação, na Categoria Mercados Externos/Institucional, na 3ª edição dos Prémios de Comunicação da Meios & Publicidade.

 

Números do Projeto :

  •       Mais de 130 jornalistas e líderes de opinião visitaram a fileira da cortiça, facilitando a publicação de mais de 7600 artigos em todo o mundo;
  •       Sector aumentou as suas exportações na ordem dos 147 milhões de euros (21% de crescimento), de 2009 para 2014;
  •       Balança comercial de 718 milhões de euros, com um valor acrescentado de 0,83€ por cada 1€ exportado;
  •       Meta de curto prazo: mil milhões de euros de exportações.

 

 

23/11/2015 , Por Célia Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva