AIP apoia 120 empresas na internacionalização

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai apoiar cerca de 120 empresas oriundas de várias regiões do país e sectores de atividade no âmbito de um novo projeto para a internacionalização, o “From Portugal”, que apresentou no dia 30 de setembro, num encontro realizado na sua sede, em Lisboa.     

“From Portugal” tem como objetivo capacitar as micro e PME para a internacionalização, dotando-as com os meios necessários para o efeito como seja o conhecimento dos mercados, a adaptação de produto/serviço, a comunicação e promoção e a valorização tecnológica.

Através deste projeto a AIP cumprirá uma vez mais um dos seus principais desígnios enquanto entidade promotora da sustentabilidade e competitividade da economia – alargar a base exportadora nacional e aumentar a intensidade de exportação.

Mais de uma centena de empresários que participaram neste encontro ficaram a conhecer em detalhe o projeto e as iniciativas previstas, entre as quais o calendário das missões empresariais: Espanha + França (out 2015) – Barcelona e Paris; Colômbia (nov 2015) – Bogotá + Medellin; Guiné Equatorial (nov 2015) – Malabo + Bata; Moçambique (jan 2016) – Maputo + Beira; EUA (mar 2016) – Nova Iorque; Cabo Verde (maio 2016) – Praia; Alemanha (jul 2016) – Dusseldorf + Munique; e China (set 2016) – Xangai.

“Agregar para conquistar novos mercados e melhor responder às encomendas é uma das mais-valias oferecidas pelo ‘From Portugal’”, conforme sublinhou Jorge Pais, vice-presidente da AIP, chamando a atenção para o facto de a Associação poder “prestar um apoio mais efetivo e sustentado às empresas graças aos seus serviços e competências técnicas e à sua presença na rede mundial de câmaras de comércio e outras entidades, as quais identificam os negócios mais viáveis e os parceiros mais adequados nos diversos mercados”.

“Embarcar na internacionalização em conjunto para fazer bons negócios” é o caminho proposto por Paulo Caldas, diretor do Departamento de Internacionalização da AIP, ao explicar que este percurso “começa muito antes”: “Queremos garantir que estamos juntos para fazer negócios sustentáveis. Para isso, temos que capacitar a empresa para a internacionalização. A AIP, através do projeto “From Portugal”, executa um conjunto de atividades que garantem esse objetivo – diagnóstico da empresa para conhecer os requisitos do seu negócio com vista a apurar a melhor forma de se capacitar para a internacionalização, estudo de mercados, entre outros.”

“O projecto da AIP é uma oportunidade no quadro do Portugal 2020”, afirmou Maria João Veiga Gomes, da AICEP, quando interveio sobre o tema “Mercados-alvo”. A especialista insistiu na ideia de que “as parcerias são muitíssimo importantes” quando a empresa decide internacionalizar-se. Por isso, deverá ter em conta determinados aspetos como “inovar em todos os processos, conhecer e controlar as cadeias de distribuição para ganhar competitividade e escala”.

A primeira missão empresarial do “From Portugal” (Espanha + França, de 25 a 31 de outubro) foi apresentada por André Jorge, do Departamento de Internacionalização, que explicou a forma como podem as empresas participar e referiu as reuniões agendadas com outras congéneres e entidades locais. 

21/10/2015 , Por Cátia Silva Pinto