ANJE deseja alargar o "Portugal Fashion" para além do Porto e Lisboa

O presidente da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários adiantou em entrevista à Lusa, no Porto, que gostaria de alargar o Portugal Fashion a outros lugares do país, como por exemplo Coimbra ou Algarve, porque se trata de uma marca portuguesa de todos. 

 

"Faz sentido termos aqui abrangência, estarmos no Porto, estarmos em Lisboa, em Coimbra, no Algarve e (...) saltar um bocadinho mais as cidades, porque na verdade esta é a única marca Fashion que é portuguesa de todos. Acho que temos de começar a pensar em fazer noutros sítios também", mas ainda não está nenhuma cidade definida, além do Porto e Lisboa"

disse João Rafael Koehler.


A 39.ª edição do "Portugal Fashion" dividiu-se em 2 dias em Lisboa e 3 no Porto, e sobre esta repartição, o responsável da ANJE, afirma que "é um evento de Portugal, não é do Porto, aliás eu acho que o formato do Portugal Fashion tem de mudar em termos de repartição dos dias. Deveria ser dois dias e Lisboa e dois dias no Porto", embora para já não é possível por "imposição comunitária". 

"Acho que temos de começar a pensar em fazer noutros sítios também, além de Porto e Lisboa", e o "Portugal Fashion" é a plataforma escolhida para representar Portugal e é onde os estilistas querem estar, desde os mais consagrados, aos mais novos, explicou ainda o Presidente da ANJE. 

Questionado pela Lusa sobre os valores dos apoios de fundos comunitários que o "Portugal Fashion" recebe, João Rafael Koehler informou que o apoio que sai dos cofres da União Europeia neste momento é o "suficiente" e que é "muitíssimo bem gerido", "fortemente auditado", onde "todas as contas são escalpelizadas, somos também aqui um exemplo de rigor na organização do evento e na promoção da moda", admitiu. 

O Portugal Fashion é um projeto da ANJE, desenvolvido em parceria com a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização - Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 

"Os apoios comunitários que o Portugal Fashion tem são para organizar as edições e eventos em Portugal, mas também em várias semanas de moda em diferentes continentes, mas também para participar em feiras", esclareceu. 

Sobre os apoios comunitários poderem vir a falhar no futuro, o presidente da ANJE declarou que só por uma "atitude de grande imbecilidade é isso poderia acontecer", até porque, o Portugal Fashion é um "projeto do país" e tem sido apoiado por diferentes governos", porque reconheceram que "deviam depositar na ANJE a gestão destes eventos". 

 

Portugal Fashion 2016 - balanço e artigos de imprensa

Em balanço, o número de visitantes que acorreram à 39.ª edição do Portugal Fashion, evento de moda que termina dia 16 outubro na Alfândega do Porto, deve chegar este ano às 25 mil pessoas, avançou João Rafael Koehler à Lusa. 

- 12 outubro, Notícias ao Minuto Portugal Fashion arrancou no Pavilhão de Portugal em Lisboa

- 12 outubro, Visão | Portugal Fashion: moda para vestir no calor de 2017

- 13 outubro, Fashion From Portugal | Making Of da Produção de Moda, pelo fotografo Cassiano Ferraz

- 13 outubro, Notícias ao Minuto | Portugal Fashion: Desfiles chegam hoje ao Porto com 10 novos talentos

- 14 outubro, Fashion Network | Portugal Fashion: Diogo Miranda, Luís Onofre e Miguel Vieira no terceiro dia

- 15 outubro, Notícias ao Minuto | Portugal Fashion 'invade' o Terminal de Cruzeiros de Leixões

- 15 outubro, Correio da Manhã | Portugal Fashion com desfiles de Anabela Baldaque e Luís Onofre

- 16 outubro, Caras | MIGUEL VIEIRA apresenta coleção de roupa desportiva no Portugal Fashion
 

 

Fonte: Lusa, País ao Minuto, Visão, Notícias ao Minuto, Fashion From Portugal, Fashion Network

16/10/2016 , Por Vanda Cardoso Pinheiro