Amy´s Kitchen, a empresa americana vegan líder no seu setor escolheu Santa Maria da Feira para construir a sua primeira fábrica

A Amy's Kitchen, Unipessoal, Lda foi constituída em dezembro de 2015. Detida na íntegra pela Amy's Kitchen International Limited tem como objetivo estratégico contribuir para a consolidação do crescimento e internacionalização do Grupo na Europa, visando a manutenção da liderança mundial do mercado agroindustrial de produtos "ready-to-eat" vegetarianos biológicos, geneticamente não modificados.

A empresa apresentou uma candidatura no âmbito do SI Inovação RCI - Portugal 2020, que prevê a criação do primeiro estabelecimento da Amy's Kitchen em Portugal, através da construção de um edifício de raíz, em Santa Maria da Feira.

O projeto contribui para o fabrico de produtos em Portugal ready-to-eat-congelados ou enlatados vegetarianos, biológicos, naturais e geneticamente não transformados

O projeto engloba um conjunto de investimentos em equipamentos diferenciados tecnologicamente, através do recurso a tecnologias únicas para o processamento, confeção e tratamento dos diferentes elementos que compõem as refeições e que permitem preservar a qualidade e o sabor de todas as matérias-primas.

Do ponto de vista da inovação tecnológica, destaca-se ainda a introdução de vários equipamentos desenhados exclusivamente para o processo da Amy's Kitchen - sistemas de mistura, de refrigeração, de aquecimento e de arrefecimento que permitem a adoção de ritmos, velocidades e temperaturas distintas.

O grau de novidade da inovação é internacional: os produtos que serão produzidos em Portugal são novos para o mercado nacional e para os mercados europeus (porque não existe nenhuma instalação fabril dotada para a produção destes produtos em solo europeu) e serão distribuídos a partir de Portugal. Os investimentos em equipamentos diferenciam-se tecnologicamente dos das empresas do setor e dos das próprias fábricas detidas pelo grupo nos EUA.

Com o projeto a empresa criará 160 postos de trabalho, 11 dos quais altamente qualificados e irá gerar, no ano cruzeiro, um volume de vendas de 36 milhões de euros, 99% das quais dirigidas aos mercados internacionais.

21/07/2016 , Por Paula Ascenção
Portugal 2020
COMPETE 2020