Bivalvia: uma referência na aquacultura

A Bivalvia é um bom exemplo de empreendedorismo num setor onde Portugal detém vantagens competitivas naturais que lhe são conferidas pela sua situação geográfica privilegiada. Contudo são raros os casos de empresas que como a Bivalvia procuram aproveitar e potenciar as excelentes condições de competitividade intrínseca que o país oferece no setor da aquacultura”, palavras de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor. Rui Vinhas da Silva acrescenta que “a empresa é inovadora e procura controlar elos da cadeia de valor que geram efetivamente valor desde a produção a comercialização de bivalves. Um excelente exemplo de empreendedorismo e capacidade de fazer bem.”

 

Breve descrição da empresa

A Bivalvia pretende ser uma referência nacional na aquacultura; essencialmente de ostra. 

Tem como missão fornecer produtos do mar de qualidade, de acordo com as necessidades e desejos dos clientes e parceiros. Produzir, com excelência técnica e de gestão, de forma eficiente e sustentável em total harmonia com o ambiente e com o meio envolvente. Contribuir para o aumento da produção nacional de ostra em parceria com empresas privadas e associações do sector.

Em 2010, foi criada a Bivalvia aproveitando as ótimas condições para a produção de bivalves de que Portugal dispõe. Em março de 2013 iniciou a produção com um inédito berçário (nursery) de ostras começando as mesmas a serem vendidas em junho do mesmo ano.

No verão de 2014 entrou em funcionamento a instalação dos viveiros na Ria Formosa e em Aveiro.

. Curiosidades:

•    O Berçário

A fase do berçário é muito relevante para a região e para o País pois preenche uma lacuna na fileira produtiva e é um passo para autonomizar Portugal na obtenção de juvenis de qualidade à produção em viveiro tradicional ou em off-shore.

•    Os Viveiros

O Berçário (nursery) com uma área total de 14h, encontra-se implantado no Parque Natural da Ria Formosa, que faz parte da Rede Europeia Natura 2000. Como o berçário está situado no sul de Portugal, os ‘juvenis’ estão já adaptados às nossas águas, nomeadamente no que respeita à temperatura. Como é sabido a transferência dos juvenis de águas mais quentes para mais frias não potencia a mortalidade, como acontece no sentido contrário. Assim sendo, temos todas as condições para fornecer ostra para qualquer localização de latitude mais elevada.

 

Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor

No âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor", o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, começou a sua visita ao setor agroalimentar no dia 14 de março, envolvendo 16  empresas de um setor estratégico para o país: a indústria agro-alimentar.

O roteiro da visita procurou ser o mais abrangente possível abarcando a riqueza do setor e analisando as vantagens competitivas de cada empresa Segundo dados do INE (2014), este setor contribuiu para a economia nacional com um volume de negócios de 14,8 mil milhões de euros, e um VAB de 2,7 mil milhões. É a segunda indústria que mais emprega em Portugal, com mais de 100 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos. Tem registado nos últimos 5 anos uma taxa de crescimento de exportações superiores às importações e é fundamental para afirmar a nossa autossuficiência alimentar e garantir a sustentabilidade do consumo nacional.

Esta visita contou com a estreita colaboração da Portugal Foods, associação formada por empresas, por entidades do sistema científico e tecnológico nacional e por entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português.  

Leia a notícia na íntegra 

 

Links

•    Roteiro | COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Agroalimentar | Vol. III 

•    Website PT 

•    Portugal Foods | Website PT 

•    PortugalFoodsTV 

•    Artigo “A inovação que sabe bem - Como Portugal está a criar os sabores do futuro” | In Exame- 01-03-2016

•    Portugal Foods | Website EN 

15/03/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor
Agroalimentar