Conheça o projeto “FrutaMais”

Apoiado pelo COMPETE, o “FrutaMais” incide sobre a preservação de características funcionais, nutricionais e organoléticas de frutas e alimentos derivados.

 

1. Síntese

O FrutaMais é um projeto que visa incrementar a capacidade de inovação da FRULACT na área dos alimentos funcionais que tirem partido das propriedades benéficas da fruta para a saúde.

No âmbito deste projeto analisou-se os efeitos das tecnologias de produção na evolução dos compostos da fruta com propriedades funcionais e, com base nesta informação, desenvolver um expert system para auxiliar no desenvolvimento de novos produtos. Foram ainda produzidas e testadas matrizes à base de fruta destinadas a serem incorporadas em alimentos funcionais destinados a diferentes segmentos de consumidores, nomeadamente destinados a promover a saúde e bem-estar de consumidores de diferentes faixas etárias e pacientes com doenças metabólicas e degenerativas específicas.

Principais Estratégias:

  • Alargamento da gama de bens ou serviços.
  • Entrada em novos mercados ou aumento da quota de mercado             .
  • Melhoria da qualidade dos bens ou serviços.

Áreas Tecnológicas:

  • Tecnologias Agrárias e Alimentares.
  • Biotecnologias.

O aspeto inovador do desenvolvimento tecnológico consiste na incorporação da vertente funcional na avaliação das propriedades dos alimentos desenvolvidos na FRULACT e a consequente valorização dos produtos existentes e criação de novos produtos destinados a segmentos específicos.

Assim, este projeto permitiu introduzir na empresa uma nova ferramenta de gestão da inovação que permitam acelerar etapas no desenvolvimento de novos produtos funcionais, aumentando desta forma a competitividade da FRULACT num mercado onde a velocidade de inovação é uma fator de competitividade essencial.

 

2. Descrição do Projeto FrutaMais

O setor saúde e bem-estar é hoje uma das principais forças motoras do desenvolvimento e da inovação na indústria alimentar. Desde a sua constituição que a FRULACT apostou no desenvolvimento e na inovação. Uma estratégia empresarial assente na inovação tem, necessariamente, de estar constantemente a ultrapassar-se a si própria.

Está atualmente identificada pela empresa que o pipeline que alimentará o mix de produtos da FRULACT nos próximos anos deverá incluir uma percentagem substancial de produtos compatíveis com o conceito de design de produto para a saúde e bem-estar.

A estratégia passa por desenvolver uma plataforma tecnológica baseada no conhecimento dos efeitos do processo na composição nutricional e fitoquímica dos preparados de fruta de forma a poder utilizar os preparados em produtos dirigidos a segmentos específicos de consumidores.

Numa primeira abordagem, foram considerados como critérios de segmentação os seguintes:

- Escalão etário: produtos funcionais à base de fruta adaptados às exigências alimentares de infantes, jovens e idosos.

- Doenças metabólicas e doenças degenerativas crónicas: e.g. intolerâncias alimentares, colesterol, obesidade, pacientes com doença de Alzheimer, Parkinson.

Com este projeto pretendeu-se recolher a informação de base para otimizar as propriedades funcionais de derivados de fruta ao longo do processo, de forma a assegurar a presença das propriedades funcionais nos preparados de base para os novos produtos.

No final do projeto tem-se um conhecimento preciso sobre as alterações verificadas nos compostos funcionais presentes na fruta durante o processo de fabrico para se poder desenvolver novos produtos com a garantia de conferirem os benefícios da fruta.

 

3. Apoio do COMPETE

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o projeto FrutaMais envolveu um investimento elegível de cerca de 367 mil euros e um incentivo FEDER de 268 mil euros.

> Testemunho | Pilar Morais | Direção Geral IDI | Pela Equipa Inovação e Tecnologia Frulact, S. A.

"Através do projeto FrutaMais a Frulact adquiriu novo conhecimento científico sobre o impacto do processamento tecnológico nas caraterísticas nutricionais das matérias-primas. A aposta estratégica da Frulact na IDI, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias com entidades do SCTN para o desenvolvimento de projetos em co-promoção, tem beneficiado do apoio do COMPETE.

Ao longo dos últimos 5 anos, a Frulact participou em 7 projetos financiados pelo COMPETE (Frutamais, Actipep, Probiofru, Myrtillus, Fruitvinegardrink, Noveltec, DOIT), que contribuíram de forma significativa para o crescimento sustentado da empresa."

 

4. Links

Site: http://www.frulact.pt/

 

 

 

 

01/12/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia
  • Links Relacionados
  • Site