Damel produz roupa de moda de alta gama e vestuário técnico e desportivo para grandes marcas mundiais

“A Damel é uma empresa à imagem do seu líder, irrequieta, dinâmica e inovadora. A empresa procura otimizar soluções para o que deteta serem insuficiências ou soluções ineficientes no segmento dos têxteis e vestuário técnico, com um enfoque em respostas técnicas complexas que acrescentam de forma óbvia ao estado da arte das soluções contemporâneas de mercado”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

Ao descrever a Damel, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, salientou que “a Damel é uma empresa à imagem do seu líder, irrequieta, dinâmica e inovadora. A empresa procura otimizar soluções para o que deteta serem insuficiências ou soluções ineficientes no segmento dos têxteis e vestuário técnico, com um enfoque em respostas técnicas complexas que acrescentam de forma óbvia ao estado da arte das soluções contemporâneas de mercado.” Acresce, ainda, na opinião de Rui Vinhas da Silva, que “a Damel procura assim respostas “engenhosas” a problemas concretos, soluções que constituam vantagens óbvias às soluções correntes de mercado. Isso obriga simultaneamente a uma forte orientação de mercado e a uma atenção particular ao mundo que rodeia a empresa no sentido lato. Só assim consegue a Damel conceber equipamento de sobrevivência no mar para pescadores em forma de vestuário que simultaneamente não iniba a faina ou fatos de ski que permitam a quem os usa sobreviver a uma avalanche nos Alpes.” 

 

Breve histórico da Damel - Confecção de Vestuário Lda

Nos princípios de 1980 dá-se o arranque de uma empresa familiar, com grande espírito empreendedor dos dois sócios gerentes, David Paiva e Amélia Sá, antigos empregados têxteis com grande experiência. Inicialmente, em nome individual, a DAMEL entra no mercado com uma produção de calças de ganga (jeans).Desde então a DAMEL tem apostado na diferenciação, pelo que tem vindo a efetuar vários progressos neste âmbito, através essencialmente da inovação dos seus produtos. É a única empresa no sul da Europa especializada na produção de produtos para Ski, Sailing, Golf, Montanha e Motor-Sport, detendo todas as licenças Gore-Tex (tecido de alta tecnologia que consiste numa membrana de teflon expandido que impede que a água exterior entre e permite que o suor interno evaporado possa sair) deste 1992.

A DAMEL desenvolveu a sua marca própria COLDFIT que se encontra registada em Portugal, tendo recentemente criado um novo produto (SEAB2), que consiste numa gama de vestuário, desenvolvido com tecido impermeável e respirável, integrando um sistema de insuflação (automática, manual e oral), garrafa CO2, fitas refletoras, apito e luz de emergência, para ser usado em atividades marítimas de lazer (vela, desportos aquáticos) e profissionais (pesca, petrolíferas marítimas, montagem de eólicas marítimas).

 

 

Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor

O presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, iniciou a 18 de novembro de 2015 uma visita de 2 dias a empresas do setor do vestuário, confeção e moda.

Um setor exportador na sua natureza que conheceu um crescimento de 9,5% em 2014 no volume de exportações, (dados da ANIVEC). De 2009 a 2014, estes sectores aumentaram as vendas nos mercados externos em 29%.

No contexto do setor têxtil, em 2014, as exportações de vestuário e confeção representaram 60,2% do total exportado, e contribuíram para a balança comercial com um saldo positivo de 967 milhões de euros.

Esta visita integra-se num conjunto alargado de visitas aos sectores exportadores da economia nacional. Ao identificar o conjunto de fatores críticos do crescimento económico por via das exportações, atuando de forma consistente e sistemática nesta variável seguindo um modelo de agregação de valor a bens transacionáveis, fortemente incorporadores de inovação, conhecimento aplicado e marketing, elencando o que é necessário fazer para remover obstáculos estruturais e comportamentais ao IDE, será possível criar condições de crescimento económico sustentado em Portugal por via da competitividade e das exportações, o que concretiza o grande objetivo do programa COMPETE 2020.

Do programa da visita fizeram parte um conjunto de empresas do setor com diferentes posicionamentos mostrando a riqueza do mesmo e a forte dinâmica que as empresas nacionais têm assumido nos últimos anos, designadamente: Salsa (Irmãos Vila Nova, S.A.), Calvelex, Laranjinha (Hall&CA), Petratex, Fiorima, Damel, P&R Têxteis, S.A., Grupo Polopique.

Para Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, a visita que realizou a algumas das empresas do setor no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, mostrou que um setor que atravessou graves problemas com  a abertura do mercado europeu à China e a crise de 2008 , soube reinventar-se adquirindo vantagens competitivas sustentadas para as empresas, ancoradas em diferenciação tangível (processos e produtos sofisticados) e intangível (marcas de produto e de empresa) construindo dessa forma a marca-país e melhorando a competitividade da economia portuguesa.

 

 

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25/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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