Empresas portuguesas apostam nos interiores automóveis

Em estreia na Alemanha, são seis as empresas portuguesas que viajam até Estugarda para expor no Automotive Interiors Expo, um certame especializado em componentes e sistemas de interiores automóveis, que decorre entre os dias 31 de Maio a 2 de Junho. Endutex, ERT, IDEPA, MSG, JR Moldes e TMG Automotive, são as empresas que integram o espaço made-in Portugal, juntamente com o CITEVE, CeNTI e a Associação Selectiva Moda, organizadora desta iniciativa no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

Dos vários setores de aplicação de têxteis técnicos, o setor automóvel, e em particular o segmento dos interiores de automóvel, tem sido aquele em que a ITV portuguesa tem apresentado maior crescimento em volume e em valor. Esta evolução não vem apenas demonstrar o desenvolvimento tecnológico da ITV nacional, mas também a sua capacidade crescente de se inserir numa cadeia de valor com procedimentos comerciais muito particulares e dispares do que acontece nos vários segmentos do negócio da moda.

A participação de empresas nacionais na “Automotive Interiors Expo” apresenta assim uma importância capital para o crescimento deste negócio, porquanto é um certame especializado com o objetivo do desenvolvimento de negócios entre construtores automóveis, designers, empresas de conceptualização e engenharia, produtores de componentes e outros intervenientes na complexa e hierarquizada cadeia de fornecimento.

Num momento em que se perspetiva, já a curto prazo, a integração nos interiores de automóvel, essencialmente constituídos por materiais têxteis e compósitos de base têxtil, de funcionalidades avançadas e interatividade (materiais emissores de luz e camaleónicos, auto climatizados, sensorizados e interativos, ativos em relação à qualidade do ar interior, etc) Portugal apresenta-se nesta feira com empresas de referência - Endutex, ERT, IDEPA, MSG, JR Moldes e TMG Automotive -como um cluster competente na área.

A Idepa, uma empresa especializada em passamanarias há 50 anos, estará também presente no salão. Segundo Yesica Filipe, do departamento de marketing da empresa, “a logística a nível mundial, o serviço pós-venda e a capacidade de integração com ERP dos clientes através do sistema de comunicação electrónica EDI, faz da Idepa uma empresa de referência no sector dos acessórios têxteis para a indústria de assentos”. A empresa já trabalha para “vários e importantes players do sector automóvel”, fornecendo “produtos como etiquetas tecidas Isofix, airbag e informativas, elásticos entrançados, costurados e com aplicações, fitas e precintas cortadas a quente e a laser, vivos e ainda bordados sobre tecido e pele”. A Idepa dispõe ainda de uma equipa de design “que trabalha com diferentes materiais, procurando novas tendências e inspirações, criando produtos que levam os clientes a valorizar os detalhes”.

A MSG vai à Automotive com o objectivo de consolidar a sua imagem como fabricante de assentos e “apresentar as versões de produção, do conceito de assento para veículo eléctrico”. A escolha deste certame recaiu sobre o facto de este decorrer na Alemanha, local que “concentra três dos maiores construtores mundiais e os maiores fornecedores desta industria têm presença neste país”, afirmou Joaquim Soares, director geral da empresa.

A evidência da capacidade de antecipação tecnológica de Portugal será ajudada pela presença de duas entidades do Sistema Científico e Tecnológico também de referência: o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes, que têm estado extremamente ativos no desenvolvimento e teste de produtos avançados para o automóvel, especialmente para aplicações de interiorismo e por isso também estarão presente na feira.

A participação das empresas portuguesas na Automotive Interiors Expo é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda, cofinanciada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no COMPETE 2020 (POCI- Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização) e no Portugal 2020. O projeto FROM PORTUGAL conta com cerca de 81 ações internacionais que decorreram no 2º semestre de 2015 e ano de 2016 que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes, num investimento total de mais de 13 milhões de euros.

Fonte: Associação Selectiva Moda

27/05/2016 , Por COMPETE 2020
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