Geração 2030: Achas que sabes a resposta?

Promovido pela Universidade de Aveiro com o apoio do COMPETE e da Ciência Viva, o Geração 2030 pretende simplificar conteúdos de ciência para o público jovem.  

  1. Síntese

Por que é que o mar é salgado? Por que é que o céu é azul? Por que é que os bolos crescem no forno? Por que estão a desaparecer alguns animais? O que são antibióticos? E vacinas? O programa televisivo Geração 20 30, produzido pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro (UA), procura dar respostas a estas e muitas outras interrogações.

Ao longo de 52 programas, o Geração 20 30 simplifica o que parece difícil, recorrendo a explicações científicas abordadas de forma acessível, e procura motivar os jovens do ensino básico para que se transformem nos cientistas do futuro.

Tendo por base a relação de cooperação existente entre a Universidade de Aveiro (UA) e o Ministério da Educação de Moçambique, o Geração 2030 junta alunos e investigadores de ambos os países. Atualmente, e depois de ter sido transmitido na RTP Informação, continua a ser transmitido na TVM – Televisão de Moçambique.  

  1. Testemunho

Segundo Paula Oliveira, coordenadora geral do Projeto Matemática Ensino, a “Geração 20 30 foi um conjunto de 52 programas televisivos de divulgação de ciência transmitidos pela RTP Informação e pela TVM – Televisão de Moçambique. O formato dos programas, realizados em Moçambique e em Portugal, era bastante atrativo, questionando jovens sobre temas como: Por que é que o mar é salgado? Por que é que o céu é azul? Por que é que os bolos crescem no forno? Por que estão a desaparecer alguns animais? O que são antibióticos? e a respetiva justificação, dada por um especialista da área de forma clara para o público em geral, fizeram desta série um veículo de divulgação de ciência com uma abrangência notável.

Sem o apoio financeiro do COMPETE, um projeto desta envergadura, dificilmente seria implementado.

Este tipo de iniciativas, que levam o conhecimento científico ao público em geral, devem ser apoiadas para combater o mito de que o conhecimento científico é para os “nerds”, como são catalogados os jovens de hoje que se interessam por ciência.”

  1. Descrição

Produzido pelo PmatE, Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro, com recurso a financiamento do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e da Agência Ciência Viva, o Geração 20 30 leva a Ciência de forma simplificada até ao público jovem.

Com 52 programas de televisão e sua adaptação para rádio, o projeto pretendeu simplificar conceitos e dar respostas a dúvidas comuns entre os alunos, recorrendo a explicações científicas abordadas de forma acessível.

Ao desmistificar alguns conceitos científicos e aguçar a curiosidade dos mais jovens, o Geração 20 30 pretendeu ajudar a formar os cientistas da próxima geração!  

  1. Programas

Consulte todos os programas na respetiva página: http://pmate4.ua.pt/g2030/index.php/brevemente  

  1. Enquadramento no COMPETE

O projeto "Geração 2030” foi apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Este projeto foi apresentado no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, para candidaturas à Promoção da Cultura Científica e Tecnológica – Produção de Conteúdos para Divulgação Científica e Tecnológica nos Média.

O projeto "Geração 2030", com um investimento elegível de 208.398 euros correspondendo a um incentivo FEDER de 177.138 euros, reúne uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro e é coordenado pelo Professor Doutor António José Batel Anjo.  

  1. Links

Site do projeto: http://pmate4.ua.pt/g2030/

Site do PmatE: http://pmate4.ua.pt/hexeris/

Site da Universidade de Aveiro: http://www.ua.pt/

 

21/07/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia