Gerar ideias com o que é português vai acontecer no Alentejo, Norte e Centro

A temática do empreendedorismo tem vindo a ser amplamente desenvolvida nas Escolas Básicas (1º Ciclo) através do projeto Ateliers Empreender Criança, concebido e implementado pela Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria.

O reconhecimento de que o despertar de competências empreendedoras em crianças de tenra idade é determinante para o desenvolvimento de competências transversais à sua formação, enquanto pessoa e enquanto futuro sujeito ativo do mercado de trabalho, leva a que a AIP-CCI volte a fazer uma aposta grande no alargamento da implementação deste projeto a cada vez mais escolas.

Com vista a valorizar outros temas e a sensibilizar os mais jovens de que é importante privilegiar o que é produzido em Portugal, os Ateliers Empreender Criança vão ser levados para as escolas pelo programa "Portugal Sou Eu", no ano letivo 2015/2016.

O "Portugal Sou Eu" visa a valorização e promoção dos produtos e serviços de origem nacional com relevante contributo dos estabelecimentos aderentes que os comercializam, com o objetivo de melhorar a competitividade das nossas empresas e contribuir para uma economia sustentável. Tem o objetivo de aumentar a produção nacional através da dinamização do mercado interno, mas contribuir também para criar condições com vista ao aumento do número de empresas com potencial para exportar e consequentemente diminuir o desemprego.

A implementação do projeto Portugal Sou Eu – Ateliers Empreender criança, durante o ano letivo 2015/2016, tem financiamento do Portugal 2020 para escolas nas Zonas Norte, Centro e Alentejo, e visa o desenvolvimento de competências empreendedoras das crianças e reflexão sobre o tema da Portugalidade, a utilização de recursos endógenos, recuperação de tradições e pesquisa do património material e imaterial de Portugal.

O orçamento é limitado, pelo que as escolas serão selecionadas por ordem de chegada.

Envie já a adesão da V/ escola para empreender@aip.pt ou contacte-nos através do nº 213 601 673.

Fonte: AIP

08/10/2015 , Por Cátia Silva Pinto