“InTooling”: projeto dinamizado pela CEFAMOL e Associação Pool-net

Enquadrado na estratégia de atuação do Cluster Engineering & Tooling, o projeto “InTooling” visa o aumento de conhecimento da envolvente socioeconómica dos mercados onde as empresas nacionais atuam, pelo reforço de competências e de competitividade no acesso a mercados de elevado potencial e de alto valor acrescentado.

 

1. Síntese

Dinamizado pela CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, em co-promoção com a Associação Pool-net, o projeto “InTooling” enquadrou-se na estratégia de atuação do Cluster Engineering & Tooling, apoiando a orientação estratégica da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais para a diferenciação e diversificação de mercados de atuação.

O “InTooling” pretendeu, de uma forma estruturada, apoiar as empresas nacionais, nomeadamente as que se inserem no Cluster Engineering & Tooling, no seu esforço pelo aumento de conhecimento da envolvente socioeconómica dos mercados onde atua, pelo reforço de competências e de competitividade no acesso a mercados de elevado potencial e de alto valor acrescentado.

 

2. Apoio do COMPETE

> SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas

O projeto “InTooling” foi apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC).

Envolveu um investimento elegível de cerca de 199 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 159 mil euros.

 

> Testemunho | Manuel Oliveira | Secretário-geral

O projeto “InTooling” foi um elemento fundamental para a consolidação de informação que, ao ser disseminada pelo sector, contribuirá decisivamente para o reforço de uma estratégia comum de diversificação de mercados e valorização de fatores críticos para a competitividade empresarial.

Esta intervenção irá permitir às empresas definir formas diferenciadoras de intervenção no mercado e atingir novas oportunidades de negócio que gerem um incremento das exportações nacionais.

O apoio do COMPETE a este projeto permitiu desenvolver um conjunto de iniciativas, nomeadamente estudos, que irão reforçar o conhecimento, desempenho e posicionamento da Indústria Portuguesa de Moldes e Ferramentas Especiais no mercado internacional, nomeadamente a concretização de futuras ações promocionais (coletivas e individuais) em novas regiões geográficas e áreas industriais.

 

3. Objetivos

Para o projeto foram definidos os seguintes objetivos operacionais:

  • Apoiar a orientação estratégica das empresas em termos de diversificação de mercados;
  • Aumentar o conhecimento de novos mercados geográficos e sectoriais;
  • Consolidar estratégias de desenvolvimento tecnológico;
  • Promover a Excelência na gestão das empresas do sector;
  • Aumentar o reconhecimento e notoriedade da indústria junto dos seus concorrentes e policy makers europeus.

Esta intervenção pretendeu apoiar e dinamizar a entrada do sector em novas áreas de negócio através da procura de novos clientes, mercados e/ou áreas industriais, promovendo a sua internacionalização e o alargamento da presença global através de um profundo conhecimento do contexto em que o sector se insere, quer ao nível de mercados, quer em termos organizacionais e de gestão ou ao nível tecnológico, valorizando os seus fatores críticos de sucesso e potenciando a identificação de novas oportunidades de negócio, cooperação e parceria, de acordo com as principais linhas de orientação definidas para o Cluster Engineering & Tooling.

 

4. Atividades

Ao nível das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “InTooling” (setembro 2013/março 2015), salientamos as seguintes:

  • Vigilância e Prospetiva Sectorial - O objetivo desta atividade consistiu na recolha, tratamento e difusão de informação estatística e de evolução da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais nacional, permitindo uma análise comparativa com os seus principais congéneres internacionais, em termos de relações comerciais, assim como um benchmarking das empresas nacionais face ao desempenho do Setor.
  • Abordagem a Novos Mercados – Foi gerada informação que analisasse tendências e perspetivas de evolução económica e social de mercados não tradicionais para as exportações da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais nacionais, não esquecendo valores históricos e culturais que influenciam o ambiente negocial, permitindo apoiar as empresas na diversificação da sua atividade para novos mercados e setores industriais.
  • Observação e Vigilância Tecnológica - Esta atividade teve como objetivo criar uma metodologia de monitorização permanente das tecnologias representativas para esta indústria, abrangendo o seu estado da arte e o seu futuro, a possibilidade de inovações incrementais ou de rutura tecnológica, identificando áreas prioritárias para acompanhamento e/ou investimento futuro.
  • Modelo de Excelência em Gestão na Indústria de Tooling - Esta atividade permitiu a sensibilização de empresas para uma cultura de excelência e a criação de ferramentas que consolidassem essa aposta do Sector, dando consistência ao seu estilo de gestão, acedendo a boas práticas, conduzindo à inovação e à melhoria dos seus resultados e da sua competitividade internacional.

 

5. Resultados

O projeto “InTooling” contribuiu também para a dinamização da campanha de imagem da marca “Engineering & Tooling from Portugal” em novos mercados e junto de áreas e setores industriais de elevada complexidade e maior valor acrescentado, de modo a aumentar a competitividade do sector e, consequentemente, o valor das exportações, o reforço das empresas de base tecnológica e a criação de emprego qualificado.

Em termos gerais, a realização do projeto concretizou-se com um nível de execução física de 85% e um nível de execução financeira na ordem dos 97%, o que correspondeu a um investimento elegível total de 198.665,08€.

 

6. Links

Site CEFAMOL | http://www.cefamol.pt/cefamol/pt/

Site Associação Pool-net | http://www.toolingportugal.com/index.php/pt/

 

17/11/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia