Licor Beirão: Uma história mágica e secular

A empresa J. Carranca Redondo, Lda. pretende alavancar a sua posição competitiva nos mercados internacionais, através da internacionalização da marca por via da participação em feiras e certames da especialidade.

 

Breve histórico da empresa

A empresa J. Carranca Redondo, Lda, produtora do Licor Beirão, nasceu em 1940, mas a história deste licor é bastante mais velha. Ainda sem o apelido de Beirão, o licor já se fabricava, na vila da Lousã, numa farmácia, há mais de um século segundo fórmulas antigas mantidas em segredo. Entretanto entra em vigor uma lei que proíbe a atribuição de propriedades medicinais às bebidas alcoólicas. Aproveitando a oportunidade, foi levada a cabo a autonomização da produção dos néctares, pelos mesmos processos artesanais, numa pequena fabriqueta.

Mas o nome do Licor Beirão não aparece por acaso. Em 1929 realizou-se um Congresso Beirão em Castelo Branco e o licor foi assim baptizado em homenagem ao encontro. São as dificuldades trazidas pela 2ª Guerra Mundial que fazem com que a fábrica seja vendida, em 1940, a um jovem natural da Lousã, José Carranca Redondo.

 

Síntese

A J. Carranca Redondo Lda. dedica-se á produção do Licor Beirão, licor este internacionalmente reconhecido e que obedece a uma clara identidade portuguesa. Ao longo dos anos, o seu volume de negócios tem aumentado exponencialmente, bem como a sua percentagem de exportações. Assim, está presente em mais de 40 países, um produto único e exclusivo, produzido apenas em território nacional.

No âmbito deste projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, a empresa pretende atingir uma posição consolidada nos mercados internacionais e alargar o seu âmbito de atuação para mercados além-fronteiras. Para tal terá de promover a competitividade, cooperando empresarialmente em certames internacionais do setor. Após o processo de seleção dos mercados mais estratégicos para a empresa, seguem-se as viagens de prospeção/promoção assim como a participação em certames internacionais.

Pelo seu altíssimo potencial de estabelecimento de contactos, estas viagens e participações são apostas cruciais para o sucesso da estratégia de abordagem aos mercados internacionais. Para que não se corra o risco de perder o investimento de tempo e dinheiro exigido por este tipo de acção, torna-se fulcral garantir que os contactos estabelecidos não se percam e sejam rentabilizados ao máximo.  A atuação e a efetivação de negócios nos mercados mais desenvolvidos do mundo e que procuram produtos de maior valor acrescentado, catapultará a empresa para a obtenção de ganhos excecionais em termos de rentabilidade e geração receitas. 

Este projeto demonstra, claramente, que existem empresas nacionais capacitadas para a produção de um produto de elevado valor acrescentado, reconhecido internacionalmente e exclusivo, cuja produção é restrita a Portugal.  É, então, imprescindível que a empresa continue a apostar na sua sustentabilidade e posterior evolução, para que um produto tão português e altamente vendável alcance o maior número de mercados internacionais possível. Assim, só o facto de ser um produto único, apenas produzido cá, confere à marca Licor Beirão um caracter de exclusividade mundial e, consequentemente, de diferenciação e reconhecimento de Portugal neste setor.

 

Estratégia de marketing

A empresa é reconhecida por fazer grandes investimentos em marketing, baseando as suas irreverentes estratégias no marketing direto e relações públicas.

Esta estratégia passa pela criação de campanhas promocionais apelativas e irreverentes, como é o caso da desenvolvida para este natal com o mote: “Não gostou da prenda de natal? Licor Beirão vai ajudar na troca”. Esta é uma história que se repete na noite de Natal e para a qual a Licor Beirão tem uma resposta: “Fazes a cara que tens a fazer, agradeces e vens a www.preferiabeirao.pt”. 

(VÍDEO) https://youtu.be/jKCiFd1dAgI

A marca propõe que, a partir de 26 de Dezembro, se submeta o presente indesejado para que seja oferecido a uma instituição de solidariedade social. Caso seja aceite, o presente será entregue a essa instituição e em troca o consumidor recebe uma garrafa de Licor Beirão.

Além destas campanhas, a empresa prima pela realização de parcerias com eventos e marcas reconhecidas onde marca clara presença, sendo muitas vezes um dos patrocinadores por forma a estar muito perto dos seus consumidores finais. 

Na participação destes eventos, há uma clara aposta na promoção da venda do seu produto a preços competitivos, bem como na larga distribuição de merchandising apelativo, facto este que resulta na publicitação constante da marca. 

Por outro lado são realizadas viagens de promoção e participação em feiras internacionais proporcionando o marketing direto, onde a comunicação pessoal torna os processos de contratação e acertos de contratos mais certos.

 

Objetivos Estratégicos 

> Garantir uma presença consolidada dos seus produtos nos mercados internacionais.  

> Criar parcerias e uma rede de contactos firmada a nível internacional e exponenciar a visibilidade dos seus produtos.  

> Garantir capacidade de resposta a todas as oportunidades de negócio emergentes, fruto da estratégia de internacionalização que se levará a cabo.

> Dotar a empresa das competências necessárias para se tornar mais competitiva e vingar internacionalmente.  

> Aumento do Volume de Negócios Anual, como consequência do aumento das exportações, possibilitando o crescimento e consolidação internacional da empresa e, por consequência, a dinamização do setor. 

> Obtenção de Quota de Mercado Internacional. 

> Aumento da Rendibilidade da Atividade Empresarial desenvolvida.

> Participação em certames internacionais do setor.

> Realização de viagens de prospeção e promoção internacional para mercados como; Reino Unido; Luxemburgo; França; Espanha; EUA; Angola; Moçambique; Bélgica; Suiça; Alemanha; África do Sul e China.

 

Resultados esperados

> Minimização da falta de competitividade das empresas portuguesas em palcos internacionais. 

> Promoção do bem-fazer e do imenso know-how detido pelas empresas nacionais.  

> Valorização do conceito "Made in Portugal".  

> Criação de apetência pelos produtos portugueses, tornando-os mais competitivos.  

> Aumento da percepção de valor dos produtos de Portugal, associando-os a excelência e autenticidade, potenciando o crescimento de mercado. 

> Penetrar nos mercados internacionais, garantindo uma importante posição estratégica favorável no panorama nacional e conseguindo assim alcançar um volume de vendas para o exterior significativo.

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto de internacionalização da Licor Beirão foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, com um investimento elegível de cerca de 1.096 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 493 mil euros.

 

Links

> Website | http://www.licorbeirao.com

> Site da iniciativa solidária de natal | http://www.preferiabeirao.pt/

> Twitter | https://twitter.com/Licor_Beirao

> Facebook | https://www.facebook.com/olicordeportugal

> Youtube | https://www.youtube.com/user/OLICORDEPORTUGAL

10/01/2017 , Por Cátia Silva Pinto
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