Moda portuguesa em destaque no País Basco

A 3ª edição da San Sebastian Showroom, que decorre nos próximos dias 17 e 18 de julho, volta a reunir marcas nacionais e internacionais, numa plataforma de vendas profissional e exclusiva, onde o cliente possui um atendimento personalizado. Em destaque nesta edição estarão as seis marcas portuguesas, que viajam até ao País Basco Espanhol, integradas no programa de internacionalização “From Portugal”, onde irão apresentar as principais novidades para a Primavera/Verão 2017. 

A criadora Elsa Barreto irá apresentar na San Sebastian Showroom, a antevisão da coleção primavera/verão 17. Uma coleção que pretende mostrar um lado mais poético do ato de vestir, com peças fluídas, românticas, divertidas, leves e bastante femininas. Os padrões e organzas texturadas dão forma a uma coleção que promete transformar o dia-a-dia. Para além disso estarão também em exposição alguns coordenados da coleção outo/inverno 2017, que se apresenta sob o tema “Drama”. Caracteriza-se por coordenados que conjugam com mestria e dramatismo diferentes texturas, contornos e padrões que revelam uma forte componente cénica. «Neste momento, o processo de internacionalização da marca Elsa Barreto é talvez o ponto mais importante de todo o trabalho que se tem vindo a desenvolver ao longo de 25 anos. Depois de conseguir colocar as suas coleções em vários pontos de venda a nível nacional, para além da loja/atelier em Braga, é possível adquirir peças com a assinatura Elsa Barreto nas seguintes cidades e respetivas lojas: Amarante – Meskla, Felgueiras – Rúbeas Boutique, Guimarães – Tagli, Penafiel – Forumdidonna, Pombal – CL&LC, Porto – Lapelle , é muito importante desbravar caminho além fronteiras. A participação de Elsa Barreto numa feira como a San Sebastian Showroom faz parte desse comprometimento em fazer crescer a marca, em torná-la mais visível e ver reconhecido o esforço de muito trabalho ao longo de quase três décadas», revela Ângela Rodrigues, departamento de comunicação da estilista. 

Júlio Torcato apresenta neste certame a coleção feminina e masculina para a Primavera 17 e Inverno 16/17, da marca homónima. «Dar a conhecer a marca e estabelecer contactos de modo a que seja possível efectivar pontos de venda na região, são os nossos principais objectivos», revela o estilista.

Katty Xiomara apresenta no País Basco as principais novidades da sua colecção, para a próxima estação quente. No século XV, Portugal destaca-se como grande potência marítima. Navegadores experientes revertiam as adversidades do mar em proveito próprio. A Corrente das Agulhas, temida pelas suas grandiosas ondas e tempestades de inverno, era um dos locais de habitual passagem dos aventureiros do mar, com destino ao oriente no seu percurso ao longo da costa africana. A nova coleção SS17 adota o nome desta corrente, e procura no mar nas suas criaturas e nos seus navegantes a envolvente estética. Na paleta de cores, os pretos e azuis das profundezas, os tons vibrantes dos recifes e os iluminados cinzas e rosa das areias, ocupam um lugar de destaque. No que diz respeito aos materiais, jérseis esponjosos insinuam a pele espessa dos poderosos predadores dos oceanos e criaturas marítimas como e o lurex reflete o brilho das águas e das areias. Volumes ondulados com diferentes densidades, franzidos que recriam as caudas do peixe beta e godés que representam as saias do polvo coco. Detalhes náuticos, transparências e sobreposições. Emerge desta conjugação de ideias um casamento espontâneo entre a sofisticação e a simplicidade, com um toque adocicado de urbanidade, onde a nostalgia é abordada com um fresco sentido de modernidade. «Esperamos conseguir cativar os compradores espanhóis mesmo tendo em conta que será a primeira vez que participamos», indica a estilista. 

Por seu lado, PB – Paula Borges, apresenta a sua coleção feminina de alta-gama, onde os vestidos de toilette ocupam um lugar de destaque. «Estabelecer contatos e parcerias no sistema private label» são os principais objectivos da marca, como afirma Paulo Faria, sampling & production development manager, da empresa.  A Sanmartin dará a conhecer as principais novidades da sua coleção de tecidos e acessórios. Casacos de pêlo natural, pêlo sintético, capas, echarpes, golas e cachecóis, são os destaques para a estação fria. Echarpes, vestidos, túnicas e kaftans, são as propostas para estação quente. 

O mercado espanhol é de longe o mais importante destino para a Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa, mais de 33% de tudo o que país vende ao exterior vai para o mercado vizinho, superando mais de 1.8 mil milhões de euros, sendo também certo que o principal fornecedor de Portugal, no respeita à moda, é a Espanha, que nos vende cerca de 1.5 mil milhões de euros, principalmente marcas de moda, internacionalmente reconhecidas, como as dos grupos Inditex e Corte Ingles, Mango, Desigual, El Ganso, Carolina Herrera, entre muitas outras.

A última edição deste evento teve um impacto positivo, contou com 15 marcas e designers de moda, 2 agentes de tecidos e 5 espaços de serviços. O número de visitantes profissionais rondou as 240 pessoas.  A participação de 6 empresas na San Sebastian Showroom, uma ação do From Portugal 2015-2016, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda.

O projeto From Portugal 2015-2016 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 13,051,072,83 €, dos quais 7.210.717,74 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Fonte: Associação Selectiva Moda

15/07/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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