PORTUGALFOODS

É do conhecimento geral que a evolução positiva do setor agroalimentar e bebidas, no que respeita às exportações nos últimos três anos, embora num cenário de crise, contraria o abrandamento de muitos setores. Produtos como os vinhos, azeites, conservas, queijos, carnes e derivados, entre outros, têm contribuído expressivamente para o aumento do valor e volume das expor­tações nacionais, destacando-se pela qualidade e inovação e, principalmente, pela adaptação ao gosto dos mercados.

Numa ótica de suporte à internacionaliza­ção e inovação, a PortugalFoods tem fun­cionado como uma plataforma na qual os seus associados estabelecem relações win-win, tendo como objetivo final uma partilha de conhecimento que contribua para o aumento da competitividade das empresas portuguesas em mercados considerados estratégicos. Neste sentido, esta associação tem implementado um programa anual de ações de promoção externa, comunicando Portugal como país produtor de excelência.

Dependendo das características de cada mercado, o formato de cada ação pode passar pela organização da participação em Feiras internacionais, pela organização de Missões empresariais aos mercados, pela organização de ações promocionais em cadeias de retalho internacionais e pela organização de missões inversas de importadores/distribuidores a Portugal. Todas estas ações têm sido suportadas pelo financiamento QREN.

Importa referir que a participação conjunta de empresas de diversos subsetores do agroalimentar, em ações dirigidas aos mercados externos, tem permitido uma forte representação do tecido agroindustrial português, não só pela massa crítica gerada mas também pela oferta diversificada, em que o agroalimentar e as bebidas se cruzam, comunicando melhor a marca Portugal.

Levando em conta esta tendência, a PortugalFoods pretende que os vi­nhos portugueses estejam presentes em força nas ações de promoção externa, juntamente com outros produtos alimentares portugueses, um conjunto rico e diversificado de produtos que a oferta de vinhos portugueses complementa e completa, tal como acontece na promoção da indústria alimentar espanhola – “Foods and Wines from Spain”.

A PortugalFoods, em cinco anos, conseguiu reunir mais de 100 empresas e 11 entidades do sistema científico na­cional, sendo que o volume total de negócios dos associados ronda atualmente os 2,5 mil milhões de euros, face aos 1,5 milhões alcançados em 2008, contribuindo para o aumento das exportações, que representam hoje 20 por cento do setor e 10 por cento do valor exportado nacional. Organizamos mais de 50 ações, com cerca de 500 participações e com um orçamento de cerca de 3 milhões de euros, demonstrando que conseguimos fazer muito com pouco em matéria de boa gestão de recursos públicos e privados. O tempo de vida da PortugalFoods pode parecer ainda curto mas criamos uma marca em que as empresas e os merca­dos claramente se reveem.

Contatos

PortugalFoods | Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia

Rua Eng.º Frederico Ulrich, 2650

4470-605 Moreira da Maia | Portugal

Tel.: +351 220 966 021 | Fax: +351 220 966 733

geral@portugalfoods.org | www.portugalfoods.org

Por Ondina Afonso, Diretora Executiva

Fonte: Revista Portugal Global - Abril

06/05/2015 , Por COMPETE 2020