David Machado ganha Prémio de Literatura da União Europeia

São 12 os vencedores da 7.ª edição do Prémio de Literatura da União Europeia (PLUE), anunciados na cerimónia de abertura da Feira do Livro de Londres. David Machado, Portugal, é um dos vencedores da edição de 2015.

Os restantes países vencedores são: Áustria, Croácia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, Eslováquia e Suécia.

Este prémio consagra os novos e melhores autores emergentes na Europa e está aberto aos países que participam no programa Europa Criativa, o programa de financiamento da UE para os setores culturais e criativos.

O objetivo deste prémio é destacar a criatividade e a riqueza da literatura europeia contemporânea no domínio da ficção, promovendo a circulação da literatura na Europa e fomentar um maior interesse por obras literárias não nacionais.

Os vencedores da edição de 2015 são:

. Carolina Schutti (Áustria);

. Luka Bekavac (Croácia);

. Gaëlle Josse (França);

. Edina Szvoren (Hungria);

. Donal Ryan (Irlanda);

. Lorenzo Amurri (Itália);

. Undinė Radzevičiūtė (Lituânia);

. Ida Hegazi Høyer (Noruega);

. Magdalena Parys (Polónia);

. David Machado (Portugal);

. Svetlana Zuchova (Eslováquia);

. Sara Stridsberg (Suécia).

Todos os anos, os autores são nomeados pelos júris nacionais. Os premiados receberam 5 000 euros cada, beneficiando de uma maior promoção e visibilidade internacional.

Desde o lançamento do prémio em 2009, o programa «Cultura» da UE (2007-2013) e o programa Europa Criativa (2014-2020) concederam apoio financeiro a 203 traduções dos 56 livros vencedores do PLUE, em 20 línguas diferentes.

O próximo convite à apresentação de propostas será aberto em novembro de 2015.

Este ano, os prémios serão apresentados aos vencedores numa cerimónia que se realizará na sala «Concert Noble», em Bruxelas, no dia 23 de junho, na presença do Comissário Navracsics e membros do Parlamento Europeu.

Fonte: Site da Comissão Europeia

15/04/2015 , Por Cátia Silva Pinto