Associative Design - The Best of Portugal

Promover a inovação, a qualidade e o design dos produtos portugueses ao mais alto nível de uma forma integrada, passando a exportar todos os elementos que compõem a decoração de uma casa, de modo a contrariar a prática corrente de exportar móveis de forma isolada.

 

Enquadramento

O ASSOCIATIVE DESIGN é um instrumento de apoio indireto às empresas, de carácter estruturante e sustentado, em torno de ações orientadas para o interesse geral dos produtos de madeira para a Fileira Casa (construção e decoração) visando a competitividade coletiva.

A ASSOCIATIVE DESIGN, deve ser entendida como uma estratégia com o objetivo de implementar a divulgação e a promoção internacional do Design e Marcas Portuguesas.

 

Projeto

A ASSOCIATIVE DESIGN é uma marca criada pela aimmp - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, não sendo uma marca comercial, é uma assinatura/selo que vai criar condições para que as marcas nacionais com características alinhadas pela bitola do design adequado, ou produtos específicos (selecionados) que se adequem ao conceito, tenham projeção internacional de forma reconhecida mostrando aos mercados internacionais o ‘melhor de Portugal’.

Em síntese, o principal objetivo da atribuição dos Selos ASSOCIATIVE DESIGN é reconhecer, divulgar e promover boas práticas de empresas, marcas e/ou produtos portugueses no âmbito da Incorporação do Design, Observação do Mercado, Identificação de Tendências e Reindustrialização, proporcionando a estas empresas, marcas e/ou produtos o benefício de uma campanha de promoção internacional de grande alcance (mais do que qualquer marca, por si só, seria capaz de conseguir em tão pouco tempo).

O projeto ASSOCIATIVE DESIGN - The Best of Portugal tem como objetivo estratégico a promoção internacional da qualidade, inovação e design do mobiliário, decoração e materiais de construção decorativa portugueses nos segmentos de maior valor acrescentado.

O ASSOCIATIVE DESIGN - The Best of Portugal é assim, uma marca expositiva, que tem vindo a promover a inovação, a qualidade e o design dos produtos portugueses ao mais alto nível com o seu ponto alto na organização de espaços e ambientes de alta decoração, por designers de interiores especializados, com aquilo que de melhor se faz em Portugal. Alicerçada principalmente na marca a campanha assenta na imagem da nova indústria do mobiliário português, realçando os traços da portugalidade tradicional, inspirada na iconografia típica portuguesa, mas revestindo-a de conceitos estéticos modernos.

Expostos nos eventos de referência para os circuitos do design internacionais como Milão, Londres, Nova Iorque, Miami, São Paulo e em mercados estratégicos, como Angola, China, Japão, Singapura, Casablanca, conseguiu colocar os produtos portugueses no centro das atenções dos circuitos da decoração de interiores e materiais de construção do mundo da decoração em alguns dos mais exigentes e prestigiados mercados internacionais.

Considera-se que o modelo de exposição coletiva, com uma escolha de peças selecionadas pelo seu design inovador, traz vantagens acrescidas para todas as marcas envolvidas em comparação com a exposição de apenas uma marca /um conceito.

Ao consumidor é apresentada uma oferta integrada, em produtos, estilos e ambientes. No entanto, o alcance deste tipo de exposição vai muito além das vantagens para as marcas envolvidas: é todo um conceito e uma imagem do “Made in Portugal” que se expõe e se promove, despertando curiosidade e abrindo a mente do consumidor para se tornar recetivo à oferta nacional.

Da experiência já realizada, o espaço de promoção "The Best of Portugal" tem sido também, uma forma de fomentar a cooperação, contando sempre com parcerias das melhores empresas portuguesas de mobiliário, materiais de construção, iluminação, design de interiores, estofos e decoração.

 

Apoio

O projeto ASSOCIATIVE DESIGN - The Best of Portugal foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC), com um Investimento elegível de 1.999 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 1.699 mil euros.

 

Entidade Promotora

A aimmp - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal é a única associação empresarial no sector de âmbito nacional e com uma perspetiva de Fileira, representando todas as indústrias de base florestal, exceto a celulose, papel e a cortiça. Nos termos dos seus estatutos estão previstas 5 Divisões sub-sectoriais:

Abate, corte, serração de madeiras e embalagens;

Painéis e apainelados de Madeira;

Carpintaria e afins;

Mobiliário e afins;

Exportação, importação e distribuição de madeiras e derivados.

 

Concurso | AD Guilherme Award

No âmbito do projeto Associative Design - The Best of Portugal  surge o Associative Design (AD) Guilherme Award com o propósito de incentivar profissionais, indústrias e estudantes a desenvolverem e a dinamizarem a conceção de novos produtos destinados ao espaço casa.

As candidaturas decorrem até 18 de dezembro de 2016.

A criação do prémio tem como objetivo desafiar para o desenvolvimento de novos projetos com um forte investimento nas 3 principais áreas proporcionalmente determinantes na avaliação das candidaturas: Inovação, Tecnologia e Design.

O AD Guilherme Award é simultaneamente, uma forma de impulsionar e apoiar empresas e criativos que manifestem interesse em iniciar a promoção e comercialização dos seus produtos no mercado externo. Partindo desse contexto, a organização do AD Guilherme Award tem por objetivo a criação de uma marca distintiva que represente, promova e coloque os produtos portugueses no centro dos mais exigentes e prestigiados mercados internacionais, de forma integrada, acentuando a qualidade, a inovação e o design, aspirando dessa forma responder aos desejos e expectativas dinâmicas da economia global.

Todas as informações estão disponíveis no site: http://associativedesign.com/guilherme-award/

Conheça o Guilherme neste vídeo promocional, com a anfitriã da Gala de Apresentação do prémio, a Filomena Cautela, que teve lugar no Pestana Palácio do Freixo, no Porto, dia 29 de setembro.

06/12/2016 , Por Célia Pinto