SOCIAL: Social Cooperation for Integrated Assisted Living

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto supra incidiu no desenvolvimento de tecnologias e serviços de informação inovadores para apoio às redes de cuidados centradas no grupo etário acima dos 65 anos.

 

1. Síntese

O projeto SOCIAL: Social Cooperation for Integrated Assisted Living resulta da visão e iniciativa de um consórcio de empresas do sector das TIC, liderado pela Kentra Technologies e com a participação da Digital Wind e da Micro I/O, integrando também o know-how científico e tecnológico do Instituto Pedro Nunes e da Universidade de Aveiro.

O projeto toma, como ponto de partida, o problema e os desafios que o envelhecimento da população, a inversão da pirâmide etária e o consequente aumento do consumo de recursos no grupo etário acima dos 65 anos colocam nas sociedades atuais, em particular o impacto na oferta de cuidados de saúde e de âmbito social.

É, geralmente, aceite que a integração e continuidade de cuidados, na perspetiva das instituições, dos prestadores e dos utentes, é uma questão central para que os atuais sistemas de prestação de cuidados sejam capazes de dar respostas cada vez mais sofisticadas e ajustadas a realidades em constante mudança. O projeto pretende, pois, contribuir para o desígnio ambicioso da integração e continuidade de cuidados, com um enfoque específico nos de maior proximidade ao cidadão, ou seja, aqueles que são da responsabilidade das redes de cuidados centradas na sociedade (as constituídas pelos prestadores de cuidados formais de âmbito social e pelos cuidadores informais).

O carácter inovador do projeto é o de, contrariamente a muitas abordagens tecnológicas, não preconizar o desenvolvimento de soluções parcelares, mas antes identificar e implementar componentes estruturais que irão permitir a instanciação de serviços de informação coerentes e adequados, utilizáveis numa gama contínua de cuidados, que vai desde a gestão de estilos de vida até à hospitalização ou institucionalização.

2. Apoio do COMPETE 2020

2.1 Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico  - Co-promoção

O projeto SOCIAL: Social Cooperation for Integrated Assisted Living conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 1.731 milhões de euros, correspondendo a 1.065 milhões de euros  de cofinanciamento de Fundos da União Europeia (FEDER e FSE).

2.2 Testemunho de Manuel Sousa | Diretor Geral da Kentra Technologies

“A visão desenvolvida e partilhada pelo consórcio no desenvolvimento de tecnologias e serviços de informação inovadores para apoio às redes de cuidados centradas na sociedade, encontra no projeto SOCIAL a sua primeira etapa de materialização. O apoio do COMPETE2020 é decisivo para se conseguir transformar essa visão em realidade”.

3. Objetivos

O projeto SOCIAL irá desenvolver uma plataforma de serviços, que visa colmatar as lacunas de informação e de transversalidade existentes nestas redes de cuidados. Disponibilizará mecanismos eficientes de persistência, nomeadamente os adequados aos Electronic Social Records e um conjunto de componentes estruturais (segurança, interoperabilidade, arquétipos ou data analytics) adequadas ao desenvolvimento de aplicações que vão ao encontro das diferentes necessidades das redes de cuidados centrados na sociedade. 

Com base na plataforma, serão desenvolvidas aplicações verticais de suporte:

> à gestão estratégica dos cuidados centrados na comunidade de uma região; > à gestão operacional das instituições ou suas valências; > a cuidadores formais e informais das redes de cuidados centrados na comunidade; > a utentes individuais, inclusive os utentes esporádicos das redes de cuidados formais.

A plataforma de serviços e as suas aplicações verticais serão validadas no piloto, que considerará três diferentes níveis: individual, institucional e regional.

 

4. Resultados Esperados

Espera-se que os produtos que resultarão das atividades de investigação e desenvolvimento planeadas, venham a encontrar aceitação e adoção nos sectores alvo, que envolvem coordenação de cuidados nas áreas social e da saúde.

Após uma extensa divulgação e implantação junto de potenciais clientes do sector no mercado Português, a estratégia de valorização do projeto passa por desenvolver uma abordagem aos mercados externos, com prioridade para o mercado do Reino Unido e do Norte da Europa Continental, por se tratar de mercados com elevados índices de rendimento per capita. 

O projeto SOCIAL irá também, muito claramente, contribuir para reforçar o número de recursos humanos altamente qualificados de todos os copromotores, contribuindo também para o aprofundamento das relações entre empresas e instituições de I&DT e ensino superior, com benefícios e estímulos para todos.

 

5. Links

> Kentra Technologies | Website | Linkedin 

> Digitalwind | Website  

> Microio |  Website 

> IPN - Instituto Pedro Nunes |  Website 

> UA - Universidade de Aveiro | Website 

 

 

 

02/11/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia