Smart Farming: Ferramenta avançada para operacionalização da agricultura de precisão

Enquadramento

As constantes mudanças à vida e às condições mundiais, onde se incluí as alterações climáticas e a alteração dos hábitos de consumo levam a que os processos agrícolas tenham de ser repensados e otimizados.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) recomenda que todos os setores agrícolas se equipem com técnicas e ferramentas inovadoras e em particular aproveitem e adotem tecnologias digitais.

Nesse sentido é crescente a aposta numa  Agricultura de Precisão, onde o objetivo é otimizar a produção por unidade agrícola através da utilização dos mais modernos meios, de um modo sustentável, por forma a atingir melhores resultados.

Não se pretende substituir o conhecimento do agricultor, mas acrescentar valor, informação e facilidade a algumas tarefas dado que a tecnologia utilizada vai permitir uma melhor tomada de decisão que resultará numa diminuição de perdas e numa maximização da eficiência dos trabalhos.

 

Projeto

O Smart Farming faz uso de uma gama alargada de tecnologias para a otimização da produção agrícola.

O projeto pretende desenvolver uma inovadora ferramenta de gestão agronómica que irá proporcionar, por um lado, a simplificação de processos agrícolas e, por outro, a otimização dos mesmos.

Mais concretamente, o projeto Smart Farming endereça o desenvolvimento de uma inovadora ferramenta com capacidade de determinar parâmetros e tarefas relacionadas, por exemplo com rega, fertilização, colheitas e doenças.

O projeto tem como objetivo desenvolver uma ferramenta para a operacionalização de uma agricultura de precisão, e, consequentemente, entregar ao mercado um produto capaz de ditar um novo estado da arte do setor, a qual permitirá aos promotores, em especial ao seu líder, uma expansão da sua atividade, para novos mercados.

 

Consórcio

Para tal, foi definido e estruturado um Consórcio capaz de ir ao encontro destes objetivos, em todas as suas vertentes, desde a componente técnica, conhecimento de mercado até à sua solidez.

O Projeto Smart Farming é promovido pela PRODFARMER - SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA e tem como co-promotores:

> o  ESPORÃO;

> a SOCIEDADE AGRÍCOLA DA HERDADE MARIA DA GUARDA LDA;

> o INESC TEC - INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTADORES, TECNOLOGIA E CIÊNCIA;

> e o INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA, I.P.

 

Apoio

O “Smart Farming: Ferramenta avançada para operacionalização da agricultura de precisão” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT na vertente de Co-promoção, com um Investimento de 998 mil euros, a que corresponde um Incentivo comunitário de 716 mil euros do FEDER.

 

Empresa

A Prodfarmer - Sociedade Unipessoal, Lda., é uma empresa especializada em soluções de gestão operacional para o sector Agrícola.

Sediada em Abrantes, a Prodfarmer é o resultado da individualização de uma área de atuação da Compta Emerging Business, S.A. - empresa especializada em soluções de gestão inovadoras para a logística, energia, ambiente, mar e agricultura, pertencente ao Grupo Compta S.A., um dos maiores players em Portugal na área das tecnologias da informação nos últimos anos.

Com a Prodfarmer, a Compta Emerging Business pretendeu concentrar numa só entidade as competências e, consequentemente, a responsabilidade, de desenvolver as ferramentas que o sector agrícola necessita para dar resposta às crescentes necessidades de consumo, aos elevados padrões de segurança alimentar exigidos e aos condicionalismos ambientais que têm vindo a ser impostos ao mesmo. É um sector que enfrenta uma conjuntura difícil e que só com inovação tecnológica é que se conseguirá obter as ferramentas necessárias para o sector agrícola emergir.

18/10/2016 , Por Célia Pinto