Projeto “Aircraft Rescue and Firefighting Jacinto – Lusitano”

Sintese

O projeto “Aircraft Rescue and Firefighting Jacinto – Lusitano”, aprovado no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, está agora terminado.

Desenvolveu-se assim um Veículo de Combate a Incêndios em Aeroportos (VCIA), com grande poder de extinção, com tanque de água superior a 6000 litros de capacidade, apto a cumprir com as especificações das normas NFPA e ICAO.

Com efeito, desenvolveu-se uma nova cabine para integrar o Veículo de Combate a Incêndio em Aeroportos (VCIA), através do recurso a materiais compósitos, com o objetivo de conseguir ganhos significativos no que diz respeito ao peso, rigidez, conforto e segurança da tripulação, bem como a melhoria do comportamento dinâmico da viatura, primordial para garantir um comportamento de excelência quando utilizado no teatro de operações.

Além disso, o projeto introduziu melhorias significativas nos sistemas de gestão, controlo e segurança do veículo de combate a incêndio e a integração de toda a instrumentação e dispositivos mecatrónicos dos diversos sistemas do veículo, através da partilha de protocolos da rede e redefinição de todo o software de controlo dos sistemas do veículo.

A solução final cumpre com as normas internacionais do setor a que respeita, norma NFPA e ICAO para Aeroportos, este veículo piloto sujeito à realização de testes experimentais, com base em equipamentos laboratoriais, para que possa comprovar que o desenvolvimento das provas de conceito se realizou em concordância com as normas em questão, possibilitando a respetiva validação do projeto.

Mais uma das vantagens é o aumento do angulo do capotamento com diminuição da cota de distância do solo ao centro de gravidade do veículo devido ao design do tanque do veículo

 

Teste

O mercado de veículos de combate a incêndio em Aeroportos é muito fechado, somente algumas empresas possuem este produto a nível mundial. Em relação a essa concorrência internacional, (porque em Portugal não existe nenhum construtor deste tipo de veículos) estes apresentam chassis especiais com motor situado na traseira do veículo, largura do veículo de 3m , que o impossibilita de utilizar vias rodoviárias civis, pois não cumprem a norma ECR29 das cabines de camiões civis. As grandes vantagens deste projeto são a possibilidade de utilização de um chassis standard (com motor dianteiro) mais económico, o cumprimento da cabine segundo as normas NFPA, ICAO e ECR29, e a largura do veículo de 2,5m que possibilita a utilização rodovias civis. Com este produto, conseguimos ser diferenciadores, cumprir a legislação, aumentar as funcionalidades do produto e oferecer tudo isto por um custo mais atrativo para o cliente.

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Empresa

Com as instalações situadas na cidade de Esmoriz, localizada a 25km a Sul da cidade do Porto, a Jacinto Marques de Oliveira, Sucrs, Lda é uma empresa familiar cujas origens remontam ao ano de 1954, tendo a atual designação desde Janeiro de 1968.

No início da atividade da empresa o fundador Jacinto Marques Oliveira desenvolveu um projeto de bombas manuais de retirar água em poços, produto que teve muita aceitação no mercado nacional tendo sido uma das principais atividades da Jacinto entre 1954 e 1980. Neste período foi também produzido alfaias agrícolas e pequenas máquinas da indústria de tanoaria.

Com a revolução de 1974, foi necessário alterar os produtos da empresa, tendo sido desenvolvido em 1975 casas pré-fabricadas metálicas, produto que se tornou como principal da empresa no período de 1975 e 1985. Com o abrandamento da procura de casas pré-fabricadas, a empresa apresentou em 1986 um protótipo de uma viatura de combate a incêndios florestais sobre um chassi Toyota Dyna com transformação 4x4 e carroçamento Jacinto. Desde 1986 até à presente data, a empresa tem desenvolvido novos produtos, sendo os principais setores de atividade:

> Fabricação de superestruturas e montagem de viaturas de combate a incêndios, socorro e salvamento.

> Fabricação e montagem de pré-fabricados metálicos.

> Construção de pavilhões industriais.

> Fabricação e montagem de estruturas metálicas.

A produção de viaturas de combate a incêndio, socorro e salvamento, iniciada no ano de 1986, representa atualmente cerca de 85% do volume de negócios da empresa.

A inovação e o desenvolvimento constante de novas soluções, aliada à qualidade dos produtos (empresa certificada em 2000 pela norma ISO 9001:2008) e à assistência após venda tem sido os pilares desta instituição.

Em 2014 conseguiu a certificação também pelas normas NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001 e NP 4397.

A Jacinto tem como clientes no mercado nacional, a Autoridade da Protecção Civil, Refinarias Petrogal, ANA Aeroportos, Direcção Geral de Florestas, Administração do Porto de Sines, Ministério da Defesa, Corpos de Bombeiros Municipais e Voluntários.

No mercado externo conta com clientes em vários países da Europa, África, Ásia e América do Sul e Central.

 

Descrição do Projeto

O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um veículo especial de combate a incêndios para Aeroportos (VCIA), com grande poder de extinção, com tanque de água superior a 6000 litros de capacidade, apto a cumprir com as especificações dos patamares superiores das normas NFPA e ICAO.

Em função da atual conjuntura económica, as empresas sentem necessidade de atrair novos mercados e, por outro lado, diversificar a sua gama de produtos. Tal como mencionado nos pontos anteriores, o segmento de mercado de veículos de combate a incêndio é muito particular e restrito, de grande valor acrescentado, sendo por isso, um nicho de mercado especialmente apetecível.

A JACINTO tem vindo a apostar no desenvolvimento de veículos especiais, principalmente para o mercado externo, dotando as soluções de pormenores técnicos que as diferenciam das opções existentes no mercado, sendo, por vezes, pioneiras ao nível de funcionalidades que detêm.

Particularmente no desenvolvimento de veículos especiais para Aeroportos, tal como referido anteriormente, as exigentes vigências normativas inerentes ao tipo de utilização tornam o mercado internacional bastante limitativo nesta gama. Tais fatores tornam este género de soluções, por um lado, uma aposta de risco, face ao custo bastante elevado, e por outro, face à reduzida oferta, bastante cobiçadas pelos clientes, abrindo possibilidades de diferenciação para as empresas.

De referir que não existe em Portugal qualquer empresa que fabrique Viaturas Especiais para Combate a Incêndio em Aeroportos (VCIA). Atualmente, apenas a JACINTO possui soluções ao nível dos veículos especiais (VECI) com características de intervenção rápida com possibilidade de intervenção em aeroportos, sendo uma opção de entrada no segmento, no entanto, fora do âmbito das Viaturas Especiais de Aeroporto (VCIA).

As VCIA compreendem veículos cujas dimensões são bastante superiores às VECI, cuja estrutura de chassi de base não corresponde à de uma viatura de estrada. Assim, face à sua maior dimensão, compreendem superior peso face às VECI, o que a torna mais lenta. Deste modo, revela-se essencial a redução do peso das estruturas assentes sobre o chassi, de modo a conferir um aumento de velocidade à viatura. Neste contexto, torna-se fundamental a investigação sobre a aplicabilidade de materiais poliméricos e compósitos à infraestrutura da cabine do VCIA, sendo este um dos propósitos do presente projeto, bem como a comprovação experimental por via da criação de protótipo.

Outro aspeto comum identificado na análise aos diferentes veículos, tem a ver com a existência de dois sistemas independentes de combate a incêndio:

> 1 Monitor / Canhão de teto com elevada capacidade de caudal, operado remotamente pela tripulação no interior da viatura, que tem como finalidade a projeção de água para o foco de incêndio de modo a garantir o arrefecimento de toda a zona, e a extinção do fogo.

> 1 Monitor / Canhão frontal que se destina a proteger a zona dos rodados da viatura e permitir a penetração da viatura numa zona já tomada pelas chamas durante o combate a incêndio. Pode também ser utilizado para a extinção do incêndio no pavimento caso haja derrame de combustível na pista.

Assim, a entrada neste segmento coloca à JACINTO uma série de desafios que, por constituírem novidade no seio da empresa e no setor, implicam investimentos no sentido de reunir o conhecimento necessário para colmatar tais deficiências e garantir que a empresa fica munida dos meios necessários ao bom desenvolvimento do presente projeto.

 

Objetivos

O projeto Aircraft Rescue and Firefighting Jacinto – Lusitano  pretendeu desenvolver uma nova cabine para integrar o Veículo de Combate a Incêndios em Aeroportos (VCIA), através do recurso a materiais compósitos, com o objetivo conseguir ganhos significativos no que respeita ao peso, rigidez, conforto e segurança da tripulação, bem como a melhoria do comportamento dinâmico da viatura, primordial para garantir um comportamento de excelência quando utilizado no teatro de operações.

Adicionalmente, o projeto desenvolveu também um canhão de combate a incêndios que integra um conceito inovador, de elevada capacidade, consistindo na aspersão da água para a zona de incêndio, formando uma nuvem de gotículas de água, que permitirá extinguir o incêndio por “asfixia”.

Além disso, o projeto pretendeu introduzir melhorias significativas nos sistemas de gestão, controlo e segurança do veículo de combate a incêndio, e a integração de toda a instrumentação e dispositivos mecatrónicos dos diversos sistemas do veículo, através da partilha de protocolos da rede CAN-BUS, e redefinição de todo o software de controlo dos sistemas do veículo.

Da salientar, que os outputs resultantes do projeto têm de cumprir com as normas internacionais do setor em que atua, norma NFPA e ICAO para Aeroportos, pretendeu-se, para tal, a construção de veículo piloto VCIA para sujeição à realização de teste experimentais, com base em equipamentos laboratoriais, para que fosse possível comprovar que o desenvolvimento das provas de conceito se realizaram em concordância com as normas em questão, possibilitando a respetiva validação do projeto. Neste contexto, pretendeu-se alcançar um veículo piloto para teste, contendo todos os componentes desenvolvidos experimentalmente, desde a cabine, ao sistema de canhão de aspersão até aos componentes de controlo, gestão, comunicação e segurança da viatura.

No âmbito do presente projeto, a empresa promotora definiu os seguintes objetivos:

> Aquisição de conhecimento técnico e científico

> Desenvolvimento de uma nova área produtiva na empresa

> Desenvolvimento de dois novos produtos

> Potenciar o relacionamento com entidades do SCTN

 

Apoio

Apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade, o projeto envolveu um investimento elegível de €462.766,32 correspondendo a um incentivo FEDER aproximado de €257.608,35.

29/09/2015 , Por Célia Pinto