ShoePoly

Entidade Promotora A empresa ATLANTA - Componentes para Calçado, Lda, foi criada em Setembro de 1995, vocacionada para a produção de componentes para calçado, artigos de borracha e solas. Iniciou a atividade com duas máquinas e cinco funcionários. Tinha uma capacidade de produção de 500 a 700 pares de solas/dia, produzindo apenas solas monocolores.

Em 1997 e 1998 para fazer face às solicitações dos seus clientes e acompanhando a evolução do sector a ATLANTA substitui os equipamentos existentes por equipamentos de ponta, optando por adquirir também máquinas bicolores e tricolores.

A ATLANTA foi apresentando uma evolução gradualmente crescente ao longo dos anos e, em 2003 constrói de raiz um pavilhão industrial com a área de 3000 m2 que veio permitir optimizar o processo de fabrico. No final de 2003 a empresa inicia a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade, utilizando como referencial a norma ISO 9001:2000, obtendo em Novembro de 2004 a sua certificação.

A ATLANTA integra no seu quadro de pessoal cerca de 91 colaboradores, uma equipa técnica jovem e motivada, acompanhando o seu crescimento com a sua formação especializando-os nas diversas vertentes dos processos de inovação e produtivos.

Atualmente, a Atlanta dispõe de instalações próprias com uma área coberta de cerca de 8.000 m2, com uma capacidade de produção de 20.000 solas/dia, monocolores, bicolores e tricolores, em TPU, SBR, TR, SBS e Pré-fabricado.

A estratégia de desenvolvimento da empresa assenta na inovação ao nível dos materiais, processos, produtos e design. A ATLANTA aposta num produto diferenciado, de qualidade e tecnicamente exigente tendo como prioridade máxima a satisfação das necessidades do cliente. Aposta ainda numa permanente continuidade de inovação ao nível dos seus produtos, salientando-se o elevado número de registos de propriedade industrial, Modelos Nacionais e Comunitários, que acompanha correntemente as suas estratégias comerciais, registando em média mais de 120 modelos/ano, sendo também detentora de várias marcas e de uma patente nacional e europeia.

 

Enquadramento A fabricação de calçado envolve o uso de uma ampla gama de materiais que são trabalhados para o tamanho apropriado por meio de processos tecnológicos, resultando em uma peça que pode oferecer conforto, segurança e prazer para o consumidor. Para simplificar, o sapato pode ser dividido na parte superior e inferior. A primeira é feita principalmente de couro, mas, também, de tecidos, de fibras naturais e artificiais. A segunda inclui vários componentes, os mais relevantes deles são as palmilhas (montagem e acabamento), a sola e o tacão ou salto. As solas e os tacões/saltos integram couro, borracha vulcanizada, borracha termoplástica, poliuretano termoplástico, poliuretano expandido, madeira, aglomerado de madeira, cortiça ou outros. As solas em borracha vulcanizada e os tacões/saltos em madeira ou aglomerado de madeira são considerados componentes nobres pelo que são aplicados nos produtos de calçado de valor mais elevado. A empresa promotora do presente projeto, a Atlanta, é uma das líder nacionais no fabrico de solas de borracha vulcanizada.

As solas em borracha vulcanizada (BV) podem considerar-se versáteis do ponto de vista funcional e de moda e apresentam comparativamente com as dos restantes materiais excelentes propriedades físico-mecânicas para calçado, nomeadamente: boa resistência ao desgaste/abrasão, à fadiga/flexão, ao corte, ao escorregamento e aos solventes orgânicos.

 

Projeto O projeto reúne as competências dos diferentes parceiros, em torno de um objetivo comum: fazer crescer a indústria portuguesa de calçado, através do desenvolvimento de novos materiais, que valorizem o calçado português.

Com este projeto pretende desenvolver um novo conceito de produto e registar a patente desta ideia, radicalmente inovadora no calçado, e criar uma nova área de negócio para produzir e comercializar este novo produto à escala global.

A Atlanta pretende diversificar a sua atividade e desenvolver produtos de calçado de moda em polímero. Neste projecto a ATLANTA pretende desenvolver um novo material para a produção de saltos/tacões e cunhas para calçado de homem clássico e senhora, respetivamente, com a facilidade de processamentos dos materiais termoplásticos. A ATLANTA tem como objetivo patentear esta solução.

 

Consórcio O projeto é promovido pela ATLANTA, co-promotor líder, e duas entidades do SCTN, a FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, com competências multidisciplinares e complementares.

Apoio O projeto ShoePoly, apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Incentivos à investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) envolve um investimento elegível de 231 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 167 mil euros.

 

Síntese O projeto ShoePoly.com visa a investigação, o desenvolvimento e a criação de:

(1) Novos materiais compósitos para produção de componentes para calçado; (2) Novo conceito de tacões e saltos confortáveis e economicamente competitivos; (3) Solução de valorização dos resíduos de borracha vulcanizada gerados no processo de fabrico de solas em borracha, sustentável para pequenas e médias empresas (PME). (4) Novos componentes intermédios (solas, insertos) para calçado produzido com borracha valorizada pelo processo estudado no projeto. (5) Novo conceito de calçado que utiliza de modo sinérgico os materiais compósitos e a borracha desenvolvidos.

Estes novos materiais pretendem dar a resposta adequada às necessidades de mercado, contribuindo assim para o crescimento da indústria.

 

Metas do projeto Atendendo a características como ecologia, funcionalidade, competitividade e moda, os parceiros do projeto estão a trabalhar em conjunto para:

- Consolidar e alargar o conhecimento e atuação da empresa e entidades participantes, através do desenvolvimento de novos materiais, componentes e produtos de calçado de moda e conforto de maior conteúdo tecnológico e valor acrescentado, incorporando conhecimento, através da I&DT; - Contribuir expressivamente para o lançamento de novos produtos, essenciais para a ATLANTA e entrar em novos mercados e contribuir para a e competitividade da empresa; - Criar novos produtos diferenciados com base em tecnologias emergentes destinados à indústria da moda sustentável. - Fomentar o reforço dos laços de cooperação entre as empresas e as entidades do SCT pelo prosseguimento de estratégias de I&DT estruturadas de curto, médio e longo prazo garantindo uma evolução sustentada das PME fabricantes, quer em termos de competências técnico-científicas, quer em termos de adequabilidade das soluções às necessidades do mercado.

O projeto articula-se com os objetivos estabelecidos pela Associação Pólo de Competitividade da Moda e insere-se também nos objetivos das Redes/Plataformas Europeias: Footwear e Manufacture.

 

Testemunho Segundo Joana Meireles, este projeto só foi possível com o apoio do Compete, permitindo o desenvolvimento de novos produtos com cariz inovador e sustentável e consequentemente permitirá o aumento do volume de negócios e o aumento da rentabilidade.

01/06/2015 , Por Célia Pinto