PROFICER – Novas Tendências, Novas Profissões

Enquadramento

A realização deste projeto decorre da evolução do setor da cerâmica portuguesa, fortemente caracterizada por uma elevada componente de internacionalização, exigindo a adoção de modelos organizacionais mais competitivos e alinhados com as práticas adotadas em mercados cada vez mais exigentes e sofisticados, que possibilitem a introdução de inovação de forma contínua.

Eixos de intervenção

Este projeto proposto pela APICER teve assim definidos 5 eixos de intervenção prioritários:

1. A revisão do portefólio de profissões do sector, tendo como aspetos fundamentais:

 i) a sua atualização, consolidação e ligação às necessidades de inovação no sector;

 ii) a concretização de uma solução consistente em termos da regulamentação/ certificação profissional;

 iii) o alinhamento com o instrumento de gestão estratégica de qualificações de nível não superior - o Catálogo Nacional  de Qualificações (CNQ);

2. A elaboração de um modelo orientador e prospetivo sobre o desenvolvimento de competências para o sector, incluindo:

 i) uma visão prospetiva sobre as funções e competências fundamentais para o setor;

 ii) as potenciais alterações ao modelo e oferta formativa existente;

 iii) definição e análise de funções, com indicadores transversais de avaliação de desempenho.

3. Desenvolvimento de um Modelo de Formação Dual (aplicado ao setor), que permita uma maior eficácia da formação, bem como um maior retorno do investimento por parte das empresas no desenvolvimento de competências dos seus recursos humanos.

4. A elaboração de um Modelo de Remuneração do Factor Trabalho do sector, não apenas baseado no elemento inflação, mas incorporando outras vertentes que estimulem a produtividade e a competitividade da indústria, conferindo-lhe o elemento de flexibilidade e de agilidade necessários para enfrentar os seus desafios futuros.

5. A partilha e disseminação de todos os outputs do projeto, bem como da sua metodologia com vista à apropriação por empresas e outras associações empresariais.

 

Parceiros

Consideram-se parceiros prioritários em todas as fases de implementação do projeto, entre outros:

- as empresas do setor (todas as empresas terão oportunidade de participar no projeto)

- os sindicatos e representantes dos trabalhadores

- os centros de formação, escolas, universidades e entidades do sistema científico e tecnológico

- organismos da administração publica central e associados, como a ACT e a CITE

- associações congéneres europeias

- Confederação da Indústria Portuguesa e outras associações

A metodologia de abordagem assentou assim numa perspetiva colaborativa e de forte participação dos parceiros sociais, verificando-se um grande envolvimento e participação, o que permitiu uma discussão alargada e propostas de atuação consensuais.

Neste contexto e com base nestes pressupostos, o projeto contemplou o seguinte quadro de atividades:

- Atividade 1 - Portefólio de Profissões do Sector - promovendo a INOVAÇÃO e a PRODUTIVIDADE - efeitos gerados através do incremento da polivalência e flexibilidade nas profissões/funções, tornando o setor mais competitivo num contexto de forte internacionalização, em mercados exigentes, sofisticados e avançados em matéria de qualificações;

- Atividade 2 - Programa de Desenvolvimento das Competências - com vista ao aumento das COMPETÊNCIAS do sector - através do efeito de elevação dos níveis de qualificação, do reconhecimento de competências a nível comunitário, da definição e análise de funções para efeitos de uma correta e justa avaliação de desempenho e do incremento da atratividade do sector a novos colaboradores;

- Atividade 3 - Modelo de Formação Dual aplicado ao Setor Cerâmico - desenvolvendo um modelo de Formação Dual aplicado ao sector, que permita uma formação mais eficaz e um maior retorno do investimento das empresas no desenvolvimento das competências dos seus colaboradores

- Atividade 4 - Modelo de Remuneração do Fator Trabalho - através do incremento da motivação dos trabalhadores e da consolidação no sector de uma cultura de trabalho por objetivos e resultados.

- Atividade 5 - Ferramentas de Demonstração e Disseminação - construir uma plataforma online, como instrumento de demonstração e disseminação, que permita às empresas acederem a toda a informação produzida e avaliarem o impacto do portefólio das novas profissões na estrutura de custos da organização.

 

Resultados

Os resultados gerados apresentam um elevado impacto nas organizações e na competitividade do setor, na medida em que possibilitam:

- a polivalência e a flexibilidade dos postos de trabalho, dentro de um quadro legal e aceite pelos parceiros sociais, que decorrem da constante inovação tecnológica e organizacional que as empresas estão sujeitas nos dias de hoje;

- a manutenção de postos de trabalho, através de processos de reconversão acompanhado de formação adequada às novas funções;

- o ajustamento das competências dos colaboradores aos referenciais europeus, permitindo assim a mobilidade de capital humano assente num conjunto alinhado de perfis profissionais;

 - a melhoria da capacidade de adaptação às constantes mutações do mercado, preparando melhor os colaboradores para a mudança, renovação e inovação;

- a melhoria dos processos de avaliação do desempenho, com base em indicadores transversais ao sector que poderão ser adotados como suporte a sistemas de avaliação específicos para cada empresa;

- transparência na atribuição de remunerações com elevado impacto na estrutura de custos das empresas, promovendo um sistema de retribuições justo e adequado;

- aumento da produtividade pela melhoria do desempenho individual e coletivo na procura dos objetivos e resultados fixados para a sua função, podendo ainda ter um impacto positivo nos níveis de absentismo;

- eliminação das disparidades salariais entre homens e mulheres, garantindo igual remuneração para igual trabalho;

- atualização dos referenciais de formação de acordo com as novas profissões, permitindo uma antecipação das necessidades de competências e melhor planeamento dos planos de formação das empresas.

Os resultados deste projeto irão ser integrados no Barómetro de Emprego e Formação. Este barómetro encontra-se integrado no Portal de Cerâmica e é um sistema de informação de natureza conjuntural e sistematizada que proporciona, numa base semestral, o conhecimento sobre evolução das necessidades atuais e prospetivas em matéria de emprego e formação. Os objetivos que presidem ao seu funcionamento permitem aos seus agentes:

- Entender as oportunidades e desafios do setor da cerâmica em Portugal em matéria de qualificação de recursos humanos;

- Obter uma caracterização das tendências e expectativas dos empresários no recrutamento de novos perfis profissionais;

- Monitorar e antecipar iniciativas de interesse público e coletivo de apoio ao desenvolvimento do capital humano;

- Assumir uma influência positiva e construtiva na definição das políticas públicas de emprego e formação para o setor.

Esta ferramenta permite um conhecimento atualizado e prospetivo da evolução das necessidades de qualificação para o setor, possibilitando a identificação das principais áreas de educação e formação, bem como a definição de orientações e opções estratégicas por parte dos operadores de formação, públicos e privados, daí a pertinência da articulação com o projeto que a APICER propõe desenvolver.

Os outputs obtidos no âmbito do projeto, e que pode consultar, em formato pdf, foram os seguintes:

Perfis Profissionais do Setor Cerâmico Português
Estratégia Formativa e de Desenvolvimento de Competências
Manual de Qualificação de Funções do Setor Cerâmico Português (inclui matriz de qualificações)
Modelo de Formação Dual para o sector cerâmico português

 

Foi também desenvolvida uma plataforma online de remunerações, disponível em http://www.ceramica.pt/proficer/

 

 

Apoio

Promovido pela APICER no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, o projeto envolveu um investimento elegível de 367 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 294 mil euros.

 

Testemunho

Segundo Albertina Sequeira, Vice-Presidente Executiva da APICER e coordenadora responsável do projeto, as atividades realizadas no âmbito do projeto assentaram numa metodologia que contou com uma forte colaboração das empresas, não só na conceção como na validação dos outputs, e envolveram o contacto com outros stakeholders, nomeadamente, a ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional), IEFP, CIP, CENCAL (Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica) e Escola Profissional de Aveiro, o que muito contribuiu para a valorização dos resultados obtidos. De referir ainda que a execução deste projeto só foi possível com o apoio do COMPETE.

15/09/2015 , Por Célia Pinto