Quando o sucesso implica alargar a cadeia de valor a jusante

O projeto de investimento apoiado pelo COMPETE 2020, pretende capacitar a MD Engineering como uma empresa especialista e de excelência no desenvolvimento/produção de moldes técnicos para injeção sequencial sobre filme touch.

 

1. Síntese

A MD Engineering insere-se num contexto de grupo empresarial que oferece ao cliente um serviço completo, garantindo a oferta de um serviço que vai desde a conceção até ao fabrico e teste do molde e, finalmente, injeção de peça plástica. Assim, esta empresa situa-se a montante da cadeia de valor através da oferta de um serviço de engenharia ao nível do projeto de moldes metálicos. 

Decorrente da forte presença no mercado global, e das sinergias criadas no seio do grupo empresarial, a MD Engineering visa contribuir para que o MD Group assuma uma posição de destaque no panorama internacional, diferenciando-se pelos projetos de elevado rigor e exigência técnica ao nível dos moldes de injeção. 

Resultado da elevada potencialidade de crescimento de setores emergentes de elevada intensidade tecnológica, a MD Engineering pretende apostar no alargamento da cadeia de valor, a jusante, através da fabricação de moldes técnicos direcionados para a fabricação de soluções tecnologicamente avançadas, perspetivando, deste modo, consolidar a sua posição de diferenciação junto dos mercados internacionais, nomeadamente nos setores automóvel, eletrónica. 

O presente projeto de investimento, apoiado pelo COMPETE 2020, pretende capacitar a MD Engineering como uma empresa especialista e de excelência no desenvolvimento e produção de moldes técnicos e multicomponente. Esta técnica assume-se como uma mais-valia, tanto para a empresa como, numa fase final, para o cliente, uma vez que permite fabricar um componente com diversos materiais através de um só molde, sendo este o principal fator pelo qual a MD Engineering se pretende diferenciar.

Por forma a concretizar esta estratégia, a empresa admite como determinante, para além do necessário reforço técnico e tecnológico, a criação de um novo estabelecimento que permita dotar a MD Engineering com um espaço fabril com condições que assegurem a segurança e um índice de produtividade laboral elevado. 

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O presente projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação.  

Promovido pela MD Engineering - Engenharia de Moldes Lda., o projeto envolveu um investimento elegível de 12.154 mil euros, dos quais 7.292 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

3. Atividades

Tendo em conta os objetivos estratégicos definidos pela MD Engineering, assim como a forte pretensão de alargamento da cadeia de valor a jusante, com objetivo último de desenvolver e fabricar moldes de injeção multicomponente, revela-se de extrema importância apostar no reforço tecnológico e das suas competências, por forma a complementar as inovações de produto já alcançadas.

Neste contexto, este projeto de inovação produtiva encontra-se sustentado por diversas atividades, das quais destacamos:

  • Inovação de produto/organizacional: atendendo ao alargamento da cadeia de valor preconizado no âmbito do presente projeto de investimento e ao consequente índice elevado de especialização, a MD Engineering pretende apostar na criação de departamento de I&D que será alicerçado num sistema de gestão da IDI, a implementar também no âmbito deste projeto.
  • Inovação de processo/eficiência: atendendo à importância que as questões ao nível de eficiência energética e produtiva assumem nos dias de hoje, a MD Engineering pretende investir na construção de uma nova unidade industrial, alinhada com a temática de edifícios energicamente eficientes, assim como na criação de um departamento de sustentabilidade e uso eficiente de recursos que permita monitorizar os usos consumos de energia e que incuta nas práticas da empresa novos procedimentos que permitam elevar o índice de eficiência energética e produtiva.
  • Inovação organizacional: de forma a maximizar a eficácia do processo produtivo, será realizado um investimento em meios que permitam a redução de desperdícios de produção numa ótica de aplicação de metodologia LEAN. Complementarmente, numa lógica de melhoria contínua, será implementado um SGQ e serão adquiridos novos equipamentos de controlo metrológico.
  • Inovação de marketing: é essencial aportar novas dinâmicas e novas práticas de "dialogar" com os parceiros, potenciando não só a divulgação da empresa e dos seus produtos/ serviços, como também a partilha de conhecimentos, numa lógica de inovação aberta. 

 

4. Objetivos

Tendo por base a estratégia de grupo delineada, ao nível da diferenciação pela oferta de produtos de alto valor acrescentado, bem como pela atuação em nichos de mercado de grande exigência técnica, para, consequentemente, adquirir vantagem competitiva, a MD Engineering estabeleceu os seguintes objetivos estratégicos:

  • Criação de nova área de fabricação de moldes técnicos para a injeção multicomponente;
  • Aquisição de equipamentos produtivos tecnologicamente avançados;
  • Reforço das capacidades de organização e gestão da inovação;
  • Reforço e promoção do seu capital humano;
  • Diferenciação pelo elevado valor acrescentado dos moldes a produzir;
  • Criação de um departamento de sustentabilidade e uso eficiente de recursos (de modo a elevar o índice de eficiência energética e produtiva);
  • Reforço da área comercial e de marketing.

 

5. Resultados esperados

A MD Engineering estabeleceu como metas a atingir, resultantes deste projeto e em alinhamento com a sua estratégia:

  • Alcançar um Volume de Negócios aproximado de 8.800.000€ em 2020;
  • Obter um VAB em 2020 de pelo menos 3.500.000€;
  • Alcançar um índice de exportações superior a 37%;
  • Alcançar um Volume de Negócios afeto à nova área de atuação de pelo menos 90% do total de 2020;
  • Criação de 20 postos de trabalho (dos quais 50% qualificados – superior ou igual a nível VI).

 

6. Links

Site MD Group 

03/10/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020