SampaioProTech: a inovação nos têxteis para vestuário de proteção

O desafio do projeto SampaioProTech consistiu no desenvolvimento de estruturas têxteis tricotadas multifuncionais para vestuário de proteção, através da combinação de fibras e fios comerciais resistentes à chama, da extrusão bi(tri)componente de novas fibras e fios retardantes à chama recorrendo a polímeros de elevada performance, e de tecnologias inovadoras de ultimação têxtil.

Tais estruturas têxteis destinam-se a vestuário de proteção para bombeiros, militares, trabalhadores industriais, e outros profissionais que estejam expostos a perigos e/ou condições agressivas.

 

1. Síntese

O mercado do vestuário de proteção individual é altamente exigente em termos do cumprimento de uma diversidade de requisitos normativos associados às necessidades de proteção contra riscos múltiplos, capazes de ameaçar a segurança e saúde dos utilizadores.

O projeto SampaioProTech surgiu assim com o objetivo fundamental de desenvolver estruturas têxteis tricotadas que combinassem múltiplas funcionalidades, de modo a dar resposta às necessidades diversas de proteção individual, sem nunca descurar a qualidade e conforto das mesmas. Deste modo, pretendeu-se reduzir o número de camadas da peça final, bem como incrementar as suas características de conforto e desempenho.

Este projeto permitiu o desenvolvimento de estruturas têxteis tricotadas com propriedades de retardância à chama. Tais propriedades foram combinadas com outras funcionalidades relevantes, como sendo a resistência ao calor, alta visibilidade, repelência a líquidos e propriedades anti estáticas, para aplicação em vestuário de proteção.

O SampaioProTech contou com a participação de uma equipa altamente qualificada, constituída pela A. Sampaio & Filhos, empresa promotora do projeto, e o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, como entidade do Sistema Científico e Tenológico. A exploração das tecnologias emergentes disponíveis no CeNTI, como sendo a extrusão bi(tri)componente para obtenção de fibras multifuncionais, e o revestimento à nano escala, para produção de acabamentos funcionais duráveis, constituiu uma mais-valia clara para o desenvolvimento das estruturas têxteis multifuncionais ambicionadas no projeto.

 

2. Objetivos

Os principais objetivos tecnológicos do projeto SampaioProTech estão sumariados nos seguintes pontos:

- Desenvolvimento de estruturas têxteis tricotadas com propriedades de retardância à chama, através da combinação de fibras e fios comerciais com essas propriedades, ou com recurso a polímeros de elevada performance, apelando à tecnologia inovadora de extrusão de fibras bi(tri) componente.

- Desenvolvimento de estruturas têxteis tricotadas multifuncionais, com a introdução de funcionalidades adicionais (como propriedades ante estáticas, alta visibilidade, repelência a líquidos, …), com recurso a fibras bi(tri) componentes multifuncionais e/ou acabamentos funcionais duradouros, através de tecnologias de revestimento à nano escala.

 

3. Resultados

O projeto SampaioProTech propôs um conjunto de desenvolvimentos que resultaram num conjunto de fibras e fios de elevada performance e de estruturas têxteis tricotadas multifuncionais. Deste modo foi possível obter produtos têxteis de elevado valor acrescentado, que garantem o cumprimento dos requisitos e especificações das normas aplicáveis a vestuário de proteção, mantendo os elevados padrões de qualidade e conforto dos produtos atuais da empresa.

A título de exemplo são apresentados os resultados dos desenvolvimentos efetuados no que se refere à obtenção de fibras bicomponente com propriedades de retardância à chama, bem como de estruturas têxteis com acabamentos para repelência a líquidos.

3.1. Desenvolvimento de fibras com propriedades de retardância à chama

Com o objetivo de obter fibras com propriedades de retardância à chama e de resistência a temperaturas elevadas, foi explorada a tecnologia de extrusão de fibras multicomponentes - fibras com mais de um componente na mesma secção transversal da fibra. Foram assim testados vários materiais que combinassem tanto as propriedades inerentes de retardância á chama como a resistência a elevadas temperaturas. De entre os materiais seleccionados de salientar o PEEK (polieteretercetona), o PEI (polieterimida) e o PPS (polissulfeto de fenileno).

No sentido de garantir o melhor compromisso custo/performance estes materiais foram combinados numa geometria de secção transversal do tipo Sheath/Core utilizando polímeros convencionais (poliésteres e poliolefinas) na zona central da fibra (core) em percentagens que variaram de 50% a 80% na zona central da fibra (core) e de 20% a 50% de polímeros de elevado desempenho na camada mais externa da fibra (sheath). As fibras bi-componentes assim obtidas apresentaram uma melhor resistência a elevadas temperaturas quando comparadas com os produtos convencionais assim como uma excelente compatibilidade com a utilização poliésteres, comprovada pela regularidade da respectiva interface como é o exemplo de uma fibra 80%PET (core) 20% PPS (sheath).

Secção transversal de uma fibra bicomponente sheath/core PPS/PET.

3.2. Desenvolvimento de estruturas têxteis com propriedades de repelência a líquidos

Com o objetivo de conferir propriedades de repelência a líquidos às estruturas têxteis tricotadas com fibras bicomponente, recorreu-se a um processo de revestimento à nano camada para depositar formulações de baixa tensão superficial na superfície têxtil. Foram obtidas estruturas têxteis com propriedades de repelência a água, óleo, químicos e sangue sintético. A estrutura têxtil assim obtida manteve as propriedades originais da estrutura têxtil, como o toque e a respirabilidade.

Estrutura têxtil com repelência a sengue sintético, água e óleo.

 

4. Impacto do projeto na empresa

O projeto SampaioProtech permitiu o desenvolvimento de estruturas tricotadas de malha que conferem simultaneamente segurança e conforto em cenários em que a proteção assume uma relevância fulcral. Em termos de impacto direto na empresa é de realçar o lançamento de uma gama de produtos têxteis “Protection+” que responde às necessidades específicas de proteção em cenários de elevado risco, indo de encontro aos requisitos impostos pelo mercado dos têxteis para vestuário de proteção.

 

5. Enquadramento no COMPETE

5.1. Sistema de Incentivos à I&DT

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto SampaioProTech envolveu um investimento elegível de 647.678 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 386.410 euros.

5.2.Testemunho |João Mendes, Administrador

“O projeto Sampaio ProTech foi extremamente importante para a empresa, no sentido em que permitiu consolidar a nossa estratégia de entrada em novos segmentos de mercado de valor acrescentado. A investigação desenvolvida e a cooperação com os parceiros envolvidos gerou um elevado know-how e aportou novas competências à nossa equipa, de modo que somos, neste momento, não só capazes de apresentar produtos inovadores, como também de entender melhor e antecipar as necessidades de mercados que eram, antes do projeto, praticamente desconhecidos para nós.

O incentivo concedido foi decisivo para avançarmos com o projeto, uma vez que os recursos envolvidos e os custos inerentes a projetos desta natureza são elevados, sendo que todos os projetos de I&D têm associados a si um elevado nível de incerteza quanto à obtenção dos resultados pretendidos.”

 

6. Links

Site: http://www.asampaio.pt/index.php

Produtos Protection +:  http://www.asampaio.pt/index.php?id=49

12/05/2015 , Por Cátia Silva Pinto