Têxteis lar portugueses desfilam em Madrid

O Parque Ferial Juan Carlos I será o palco da segunda edição anual do certame Intergift, que se realiza de 7 a 11 de setembro. De Portugal estará presente uma comitiva composta por 8 empresas, 7 das quais viajam até Madrid com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

As marcas portuguesas Castelbel – Dilina Têxteis – Dolcecasa – Filipe Nogueira – Rio Sul – Têxteis Evaristo Sampaio – Têxteis Íris apresentam, de 7 a 11 de Setembro, naquele que é o mais reputado salão da capital espanhola dedicado aos têxteis-lar, propostas imbuídas de criatividade, a qualidade e o glamour são a palavra de ordem! As fragrâncias da Castelbel são já uma presença habitual neste certame. Sempre munida de muitas novidades em cada estação, a marca portuguesa de luxo prepara-se este ano para apresentar várias novas coleções, uma delas com uma especial homenagem a Espanha. Depois do lançamento da primeira edição dos sabonetes “Hello Cities” e da apresentação da coleção “Olá Portugal” dedicada ao nosso país, a Castelbel prepara-se agora para lançar uma nova edição de sabonetes turísticos, com uma vasta seleção de cidades internacionais, onde não poderiam faltar Madrid e Barcelona. Outro dos destaques, será a nova coleção especial de Natal “Castelbel Golden Woods”. A Castelbel mantém as expectativas altas para a sua participação na Intergift, em Madrid. Marta Araújo, directora comercial da empresa, não esconde a importância deste evento: «A Intergift é já um ponto de passagem obrigatória para nós. À imagem de edições anteriores, acreditamos que esta será uma oportunidade excecional para contactarmos novos clientes e para reafirmarmos a presença das nossas marcas no país vizinho. Ao longo dos últimos anos temos aumentado o investimento na exportação e o mercado espanhol continua a afirmar-se como um mercado privilegiado para os nossos produtos». Presente neste certame há várias edições, a Têxteis Evaristo Sampaio expõe na capital espanhola uma colecção da sua marca Lordelo, onde o destaque vai para as mantas de lã e algodão.

«Pretendemos penetrar no mercado espanhol de uma forma mais significativa, assim como consolidar a nossa relação com os clientes já existentes, para além disso queremos encontrar um representante», indica Augusta Almeida, comercial da empresa. Igualmente presença habitual na Intergift, a Dilina Têxteis mostra em Madrid a sua nova coleção onde predominam os bordados e as cores vivas. «Este ano vamos ter bordados com cores vivas, mas mantendo sempre o nosso tema original das bases em branco ou bege, e continuar com artigos para Hotelaria & Spa», explica António Dinis, director comercial da empresa. Quanto às expectativas, são positivas. «Já fazemos esta feira Intergift desde 1996 e sempre obtivemos bons resultados. Esperamos que neste meio económico em Portugal e Espanha, comece a haver uma retoma. Penso que os resultados vão melhorar em 2017», acrescenta.

Outra presença assídua, a DolceCasa, apresenta na Intergift as aprincipais tendências da sua coleção de cama e mesa. «Esta é uma feira que já fazemos há mais de 20 anos, queremos consolidar a relação com os nossos clientes e captar novos compradores, para aumentar o volume de vendas», indica Liliana Kakakis, manager da empresa. Estará ainda presente uma outra empresa portuguesa – Sun City Ibérica. Organizado pela Ifema, o certame Intergift é um dos mais reputados eventos do setor, que conta com duas edições anuais, fevereiro e setembro, sendo que na sua edição de setembro de 2015, visitaram este salão cerca de 43 mil profissionais oriundos de 80 países. O certame contou também com cerca de 1700 empresas participantes, oriundas de 23 países. A participação das 7 empresas portuguesas em mais uma edição da Intergift é uma ação do From Portugal 2015-2016, uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda. 

O projeto From Portugal 2015-2016 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 13,051,072,83 €, dos quais 7.210.717,74 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: Associação Selectiva Moda

 

08/09/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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