José Avillez | Uma história de muito trabalho, empreendedorismo e inovação num contexto de consumo exigente

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, José Avillez partilhou, em dezembro de 2015, o seu percurso empresarial. Num contexto em que o consumidor evoluiu do paradigma racional para exigir a vivência de experiências de consumo, a temática da competitividade é discutida em paradigmas hedonistas. 

 

Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, recebeu, a 9 de dezembro de 2015, José Avillez para partilhar o seu percurso empresarial.

Rui Vinhas da Silva recorda como os seus percursos se cruzaram.

Assim nos idos de 2000 todas as segundas feiras às 7 da manhã antes das aulas e do meu regresso a manchester um jovem juntava se a mim para tomar café no jardim do príncipe real. Falávamos de tudo mas sobretudo denotava nele uma vontade indomável de aprender.

Mais tarde o José Ereira, o jovem do Príncipe Real pediu para que fosse seu orientador de tese. Teria como mentora a senhora Maria de Lurdes Modesto num trabalho sobre a cozinha portuguesa utilizando a corporate personality scale que tinha co-desenvolvido em Manchester e publicado. Perdi o rasto ao rapaz. 

Um dia assistindo ao Parabéns do Herman a certa altura ouço o dar as boas vindas ao chef do ano: José Avilez e com muito orgulho vejo entrar o meu amigo do Príncipe Real.

Muito trabalho, muito sucesso e 2 estrelas Michelin depois em projetos diferentes a história do José Avillez e o seu extraordinário espírito empreendedor dispensam adjetivação.

Precisamos de alguns Zés Avillez como locomotivas de competitividade e internacionalização da economia portuguesa. Pragmático, objetivo, trabalhador, humilde muito boa pessoa, eis o meu grande amigo José Avillez.

 

Biografia

Considerado uma das grandes referências da cozinha em Portugal, José Avillez tem-se destacado pelo espírito empreendedor e pela vontade de ir mais além.

Atualmente, tem seis restaurantes, cinco em Lisboa e um no Porto, que, apesar de oferecerem experiências gastronómicas distintas, expressam a sua enorme paixão pela cozinha:

- No Belcanto, distinguido com duas estrelas Michelin e considerado um dos cem melhores restaurantes do mundo pela prestigiada "The World's 50 Best Restaurants List", José Avillez oferece uma cozinha portuguesa revisitada num ambiente sofisticado que ainda mantém um certo romantismo do antigo Chiado. Esta é a cozinha que verdadeiramente o identifica e que expressa a sua evolução criativa;

- No Cantinho do Avillez, um descontraído ponto de encontro na cidade de Lisboa e também no Porto, propõe uma boa cozinha de inspiração portuguesa com influências de viagens num ambiente muito confortável;

- O Mini Bar é o primeiro bar gastronómico de José Avillez. Este espaço, no Teatro São Luiz, tem animado os fins de tarde e as noites do Chiado oferecendo um novo conceito de entretenimento. De segunda-feira a domingo, a partir das 19 h, José Avillez propõe variadas experiências gastronómicas repletas de sabor, surpresa e diversão que podem ser degustadas na zona de bar ou nas mesas reservadas para jantar. Este não é um espaço tradicional. Aqui, nem tudo o que parece é;

- O Café Lisboa surgiu da vontade de dar uma nova vida ao Largo de São Carlos. O Café Lisboa está inserido no Teatro Nacional de São Carlos e conta também com uma magnífica esplanada. No Café Lisboa é possível tomar um café, petiscar, almoçar, jantar ou apenas beber um copo, a qualquer hora, das 12 h às 00 h, sete dias por semana;

- A Pizzaria Lisboa é a realização de um sonho antigo. Desde pequeno que José Avillez sonhava abrir uma pizzaria… talvez por se sentir fascinado pela forma como as pizzas viajaram pelo mundo, talvez por adorar o ambiente familiar e alegre das pizzarias, talvez por adorar novos desafios ou, muito provavelmente, por tudo isto.

José Avillez também dirige o take-away JA em casa, aberto desde 2007.

Em colaboração com o Eng.º José Bento dos Santos e a Quinta do Monte D’Oiro, lançou os vinhos JA com a sua assinatura: JA Tinto, JA Branco e JA Rosé.

José Avillez conta com inúmeras participações em livros portugueses e estrangeiros e é autor do livro “Um Chef em Sua Casa” (mais de 15 000 exemplares vendidos). O sucesso deste seu primeiro livro levou a que, um ano depois, publicasse “Petiscar com Estilo”, o seu segundo livro. Em 2013, regressou à escrita com o livro “Cantinho do Avillez – As Receitas”, bilingue (português e inglês) onde dá a conhecer algumas das receitas de sucesso e mais requisitadas do restaurante Cantinho do Avillez.

José Avillez também é autor e apresentador de programas de cozinha e rádio. O programa de televisão “JA ao Lume”, lançado em 2012, fez enorme sucesso na SIC Mulher e contou com três séries. “Combinações Improváveis” é o programa de televisão de José Avillez, também na SIC Mulher. "O Chef sou eu" é uma rubrica recorrente do chef José Avillez nas Manhãs da Rádio Comercial, a rádio com mais audiência em Portugal. Neste programa, emitido de segunda a sexta por voltas das 08h10, o chef partilha dicas, receitas rápidas, curiosidades e sugestões.

 

Links

Website em PT  

Facebook 

Youtube 

Instagram 

24/03/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor