Mailing Compete 2020

Newsletter N.º 68 | Investigação

2016-09-13

Compete2020

O COMPETE 2020 já aprovou 146 milhões de euros para projetos de investigação

Porque a aposta na investigação científica é crucial para o processo de inovar estreitamente ligado à competitividade, o COMPETE 2020, disponibiliza instrumentos específicos para apoiar projetos e entidades que atuam na esfera da ciência e da tecnologia. Apresentamos-lhe alguns destes dando voz aos investigadores, atores fundamentais neste processo de criação de conhecimento e valor.

iBook o vértice da inovação tecnológica e dos materiais inteligentes

Um projeto que pretende aumentar a interação do utilizador ao folhear um livro expandido a um dispositivo digital, criando um cenário rico em estímulos sensoriais, onde a imaginação, a curiosidade e a criatividade estão escondidas atrás de um virar de página.

Três grupos de investigação portuguesa - UTAD, IST e UCP - unem esforços e conhecimento para produzir vinhos feitos à medida

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto Smartwine estuda as interações que estão na base da fermentação do vinho de forma a desenvolver novas culturas-mistas que permitam produzir vinhos em consonância com as preferências dos consumidores.

Investigação portuguesa dá novo rumo a resíduos agroalimentares da indústria da vinha e do vinho

A conceção de produtos alimentares com valor acrescentado e a criação de um plano alternativo de gestão para estes resíduos são os dois principais objetivos do projeto “Vine & Wine Residues”, apoiado pelo COMPETE 2020.

Bolsas de Investigação | CITEVE

O CITEVE tem a decorrer 2 concursos para atribuição de Bolsas de Investigação, para Licenciados e para Mestres, no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. As candidaturas encontram-se abertas no período de 26 setembro a 7 outubro de 2016

Conferência “Dados de investigação e Ciência Aberta: rumo a uma estratégia nacional”

Esta Conferência visa estabelecer as linhas orientadoras da estratégia nacional para os dados de investigação. Decorrerá no Porto, dia 22 de setembro de 2016, com início às 09h00 e encerramento às 18h00. Os trabalhos irão decorrer no auditório da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.

Ficha Técnica
Coordenação Editorial : Núcleo de Reputação Corporativa & Comunicação
COMPETE 2020

www.poci-compete2020.pt
info@poci-compete2020.pt